Inovação nos negócios surge em rede, inclusive com os clientes

Esqueça  a ideia de que novos produtos e novos serviços dependem só de pesquisadores geniais trancados em laboratórios. Esta é uma imagem ultrapassada. A inovação aparece da interação da empresa com universidades, clientes, fornecedores, outros centros de pesquisa e até, simplesmente, com a própria comunidade.

Com uma certeza adicional: a inspiração para novos produtos e negócios pode vir também de outros mercados. A identificação da demanda por produtos, em área que a empresa não está acostumada a atender, gera muitas chances de ampliar vendas.

O Brasil tem avançado nesta interação de múltiplas origens de inovação. Para entender melhor esta realidade é bom observar alguns casos, como mostrou matéria do Estadão na edição de 27 de outubro, pg B14. Por exemplo, a GE brasileira nacionalizou a fabricação de locomotivas. O desafio era desenvolver fornecedores locais dos equipamentos. A saída foi usar outras redes de indústria como a de autopeças. O investimento demorou cinco anos e usou US$ 26 milhões para capacitar esses fornecedores em rede. O caso é exemplo de como projetos de grandes empresas têm impacto em empresas menores.

Era preciso usar mais plásticos na construção civil, até por questão de custos. A Braskem lançou, partir de sugestão de clientes, o bubbledeck, esferas de plásticos para lajes leves. Essas esferas reduzem em 35% o peso das lajes de concreto. A tecnologia era dinamarquesa, mas tinha grande dificuldade de entrar no Brasil. A Brasken usou parceria com os clientes para introduzir a novidade, com absoluto sucesso.

A Klabin criou embalagens de papel ondulado para exportação de frutas. O desafio era fazer um produto que cumprisse as normas sanitárias internacionais, facilitasse o transporte e manutenção das frutas e que fosse barato. A empresa trabalhou não com laboratórios, mas com os próprios clientes para desenvolver o novo produto até que o novo design das embalagens funcionasse.

Os exemplos na matéria são muitos, retirados do livro recém lançado Inovação em cadeias de valor de grandes empresas, editado pela Confederação Nacional da Indústria. Acompanhar estes casos pode gerar muitas novas ideias.

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