Imagem de executiva: laptop, bebê e sem tailleur

Qual a imagem que melhor representa, hoje, a mulher? A de tailleur, de óculos, com maleta? A mãe, sorrindo, ao colocar leite no prato de cereal das crianças? Ou, a que segura o laptop com uma mão e o bebê com a outra?

A executiva do Facebook, Sheryl Sandberg, considerou tais imagens apenas estereótipos e passou a tratar de outra forma as mulheres, inclusive as que chegam aos postos de liderança.

Para mudar a imagem da mulher, como mostrou matéria do The New York Times, assinada por Claire Cain Miller, que o Estadão traduziu em parte na edição de 11/02, pg B14, a executiva do Facebook iniciou uma organização sem fins lucrativos, uma parceria coma Getty Images, um dos maiores bancos de imagem do mundo, para oferecer uma coleção de imagens representando mulheres de outro modo, de forma mais afirmativa.

A nova coleção retrata mulheres profissionais, como médicas, pintoras, padeiras e soldados. Ou garotas em skates, levantando peso. Nos escritórios as mulheres usam cortes de cabelo contemporâneos, portando tablets.

Esta parceria busca por nova imagem aparece em momento em que há nova discussão sobre mulheres e trabalho. Alguns jornalistas já vincularam o movimento até mesmo a possível candidatura de Hillary Clinton à sucessão do presidente Obama. O fato é que a organização de Sheryl ganhou espaço, porque a mensagem tem potencial para atingir muita gente: a Getty Images tem 2,4 milhões de clientes, que utilizam uma coleção de 150 milhões de imagens.

E existe um enorme apetite por estas fotos. Basta saber que os termos mais buscados no banco de imagens da Getty são exatamente: “mulheres”, “empresas” e “famílias”.

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