Há forte mensagem neste negócio: a tecnologia que mais interessa é a que não se vê. Foi por isto que a Google decidiu perder US$ 10 bilhões com a venda da divisão Motorola Mobility de smartphones para chinesa Lenovo por US$ 2,91 bilhões. Este valor representa quase um quarto dos US$ 12,5 bilhões que a Google pagou pela empresa em 2012.
Em post no blog oficial, o diretor executivo da Google Larry Page explicou o motivo da venda: “a Motorola foi comprada para turbinar o ecossistema do Android com portfólio mais poderoso de patentes e também para fazer bons smartphones”. Mas, como completou Page: “o mercado de smartphones é muito competitivo e você precisa se dedicar inteiramente a ele quando decide fabricar bons equipamentos. Por isso, acreditamos, que a Motorola será bem servida pela Lenovo”.
No ano passado, a Lenovo liderou o mercado de smartphones com 17,1% de participação, segundo a consultoria especializada IDC. Como mostrou matéria do Globo, de 30/01, pg 27, a Lenovo tem interesses definidos com a operação. A compra de marca tão icônica como a Motorola fará imediatamente da Lenovo forte competidora no mercado de smartphones, , apontou o diretor executivo da empresa chinesa, Yang Yuanquing.
Analistas consideraram a venda uma derrota para a Google. Artigo do The New York Times mostrou que a Motorola continuou dando prejuízo depois de comprada e seus produtos com a Google, como o Moto X, não venderam bem.
Segundo Larry Page, a decisão permitirá a Google concentrar seus esforços nas contínuas inovações do Android. Os analistas também notaram a insistência do executivo da Google em garantir que a venda da Motorola não significa que a empresa desistirá de outras iniciativas em hardware, como os gadgets vestíveis, por exemplo, o comentado Google Glass.