Menos de duas semanas depois de o Facebook anunciar que vai abrir seu sistema de publicidade para auditoria externa, o Google tomou uma decisão parecida para o seu serviço de vídeos, o YouTube. Assim como no caso do Facebook, o órgão responsável pela análise será o Media Rating Council (MRC).
O Google informou que o MRC vai auditar a forma como três empresas – Moat, Integral Ad Science e DoubleVerify – coletam dados para medir se anúncios estão sendo assistidos no YouTube, e por quanto tempo eles são assistidos. O estudo vai avaliar desde as tecnologias sendo usadas e como elas estão integradas no site até a forma como os dados são analisados, como mostrou artigo distribuído pela Dow Jones, publicado no Valor de 22 de fevereiro.
Além disso, o Google pretende abrir ao MRC dados de anúncios comprados por meio de duas tecnologias fundamentais para a companhia, o AdWords e o DoubleClick Bid Manager.
As auditorias são uma boa notícia para as agências de publicidade, que têm pedido mais transparência e garantias de que o dinheiro que eles gastam para comprar anúncios é aplicado da forma pretendida.
O Google e o Facebook têm recebido críticas por fornecerem informações eles próprios, muitas vezes bloqueando o acesso de agentes externos para referendar essas informações.
“Nossos dados têm que ser confiáveis e de fácil compreensão. Estamos muito alinhados com essa ideia”, disse Babak Pahlavan, diretor sênior de gerenciamento de produtos, sistemas de análise de dados e medição do Google. De acordo com ele, o movimento da companhia vem sendo planejado há anos e não representa uma reação ao recente anúncio do Facebook. A expectativa é que a auditoria esteja concluída em até seis meses.
Bob Liodice, presidente da Associação Nacional dos Anunciantes dos EUA disse que as decisões do Facebook e do Google representam um ponto de virada para o mercado. “A cadeia da mídia digital está em péssima forma e as pessoas estão olhando com muito cuidado se perguntando: esse é o melhor jeito de gastar meu dinheiro?”, disse. Segundo ele, a expectativa é que os movimentos acalmem o mercado e desmistifiquem a forma como as empresas operam.