Foi bem mais rápido do que o previsto. No mundo, smartphones já vendem mais do que celulares comuns

Pela primeira vez, foram vendidos no mundo mais smartphones do que celulares tradicionais. No segundo trimestre foram comercializados 225 milhões de smartphones, contra 210 milhões de aparelhos comuns. O importante é que as vendas de aparelhos conectados à web cresceram 46,5% em um ano, fechado em junho. Já as vendas de celulares tradicionais caíram 21% na mesma comparação. Analistas apontaram que essa “rapidez” deve acelerar todos os planos de mudança na publicidade e no crédito em torno do uso do celular. Os dados são da consultoria especializada Gartner.

Quem mais comprou smartphone? A procura maior por estes aparelhos ocorreu nos países emergentes. O maior crescimento nas vendas foi na Ásia, expansão de 74,1%  entre 2012 e 2013. A América Latina ficou em segundo lugar com expansão de vendas de 55,7% . E o Leste Europeu veio depois com vendas maiores de 31,6%, sempre na mesma comparação com 2012.

O sistema operacional Android do Google, como mostrou matéria do Valor publicada ontem na pg B2, preservou a liderança, vendas de 177.9 milhões de aparelhos, crescimento de 80,2% em relação ao ano passado. Já o sistema iOS da Apple, preservou o segundo lugar, com 31,9 milhões de unidades vendidas, mas com expansão de 10,3% em relação a 2012.

Entre os fabricantes, a Samsung liderou as vendas. A fabricante sul-coreana vendeu 107,5 milhões de aparelhos, o que significa uma participação de mercado de 24,6%. Em seguida está a Nokia, com 14% do mercado, seguida da Apple, com 7,3%, LG , com 3,9%, ZTE, com 3,5%, Huawei, com 2,6% e Lenovo , com 2,5%.

Nesse quadro, a chinesa Huawei anunciou a produção de smartphones no Brasil. Os primeiros aparelhos já foram produzidos na fábrica de Jundiaí. A previsão inicial é de montar 100 mil aparelhos até o final deste ano.

Comentários estão desabilitados para essa publicação