O Facebook comprou empresa de software especializada em autenticar cartões de identificação emitidos pelo governo norte-americano, disseram as duas companhias na terça-feira (23), uma medida que pode ajudar a rede social a saber mais sobre as pessoas que compram anúncios.
Autoridades norte-americanas manifestaram alarme quanto à capacidade limitada do Facebook em identificar quem compra anúncios na rede social, incluindo os relacionados a eleições.
Com sede em Boston, o grupo privado Confirm informou em seu site que a aquisição foi resultado de três anos de trabalho para construir uma tecnologia que mantivesse as pessoas seguras no ambiente online, como mostrou matéria da Reuters, publicada pela Folha de S. Paulo.
Em comunicado, o Facebook disse que a “tecnologia e o expertise da Confirm apoiarão nossos contínuos esforços para manter nossa comunidade segura”.
O site da Confirm listava 26 funcionários no início deste mês, de acordo com a versão arquivada pela ferramenta de busca do Google. A companhia diz no portal ter mais de 750 clientes.
No ano passado, o Facebook informou suspeitar que agentes russos pagaram para aumentar publicações no Facebook nos Estados Unidos, em uma tentativa de dividir o eleitorado nas eleições presidenciais de 2016. Moscou nega as acusações.
A companhia mais tarde disse que começará a exigir que organizações publicando anúncios relacionados a eleições confirmem suas identidades.
O Facebook tem mais de 6 milhões de anunciantes diferentes, e comprar anúncios historicamente exigia pouco mais que uma página da rede social e um cartão de crédito.
A Confirm disse que seu software permite a autenticação de identidade para transações online, permitindo aos usuários detectar atividade potencialmente fraudulenta.