Especialista em China será negociadora comercial dos EUA

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, planeja nomear Katherine Tai como representante comercial dos EUA (USTR), segundo fontes familiarizadas com o assunto. Trata-se de uma advogada comercial experiente com especialização na China e habilidades diplomáticas comprovadas. 

Ao escolher Tai, a principal advogada comercial dos democratas na Comissão de Finanças Públicas da Câmara, Biden sinaliza sua intenção de começar a trabalhar rapidamente nas questões comerciais pendentes, ao mesmo tempo em que trabalhará em estreita colaboração com os aliados para enfrentar a crescente concorrência econômica da China. 

Tai não retornou o pedido de comentários, e a equipe de transição de Biden recusou-se a falar do assunto. 

Entre as tarefas imediatas de Tai estão a implementação do acordo comercial EUA- México-Canadá e o que fazer com as polêmicas tarifas adotadas pelo governo Donald Trump. Ela também terá um papel na formulação da política do governo em relação à China, o que inclui a definição de quando – ou se – começar a suspender as tarifas sobre o equivalente a US$ 370 bilhões em importações chinesas impostas por Trump. 

Tai passou boa parte de sua carreira trabalhando no governo, primeiro como advogada do escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), concentrada na China, e depois como funcionária do Congresso. 

Fluente em mandarim, ela foi uma graduada advogada do USTR sobre questões referentes à China entre 2007 e 2014, ao defender as disputas de Washington contra a China na Organização Mundial de Comércio (OMC). Ela tem expressado seus pontos de vista de que a China tem de ser enfrentada de forma enérgica e estratégica. 

“Acho que haverá um apoio político verdadeiramente sólido a medidas agressivas e arrojadas com relação à maneira pela qual competiremos com a China”, disse Tai em agosto. 

A ascensão de Tai a partir de uma funcionária do Congresso para indicada como 

principal embaixadora comercial ocorre após forte investida dos democratas por todo o espectro ideológico. Se aprovada pelo Senado, será a primeira americana de ascendência asiática a comandar o USTR. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2020/12/10/especialista-em-china-sera-negociadora-comercial-dos-eua.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação