Em direção a um mundo sem senhas

A novidade é forte demais até para os muito amigos da tecnologia. Recentemente, Rohit Paul precisou usar o computador da esposa para editar uma foto que estava armazenada no Google Photos. Ele não digitou sua senha do Google. Em vez disso, deu um clique na tela de seu smartphone Nexus 6P.

Paul participa do programa de testes “Sign in with your phone” (“Acesse com seu telefone”, em tradução livre), da Alphabet Inc., a dona do Google. É a mais recente tentativa da empresa de permitir que usuários do sistema operacional Android acessem seus serviços – em qualquer aparelho – sem uma senha. No futuro, os engenheiros do Google pretendem dar aos telefones com o Android a capacidade de reconhecer os usuários ao analisar padrões do discurso, digitação e outros comportamentos, como mostrou material do The Wall Street Journal, assinada por Robert McMillan, pinblicada no Valor de 16/02

Os mais recentes avanços da Alphabet e da Apple Inc. vão além do uso de programas especiais para o usuário administrar todas as suas senhas ou digitar o uso de um código enviado via mensagem de texto. Em vez disso, estão considerando o celular como um substituto para senhas e outros tipos de identificação.

A Apple, por exemplo, equipou os modelos mais recentes do iPhone com chips especiais de alta segurança que permitem a criação de aplicativos que podem ser acessados pelos usuários apenas com o toque do dedo, sem a necessidade de digitar uma série de caracteres. O leitor de impressões digitais Touch ID se tornou uma forma popular de desbloquear o aparelho, mas os desenvolvedores de apps estão começando a usá-lo com outros recursos para eliminar totalmente as senhas.

Comentários estão desabilitados para essa publicação