Das 10 marcas mais valiosas, 5 são de TI. Apple e Google bateram Coca-Cola

Foram longos 13 anos de domínio como a marca mais valiosa do mundo , mas… a Coca-Cola perdeu o posto no ranking da Interbrand para a Apple. A pesquisa Best Global Brands é divulgada anualmente desde 2000. Pela primeira vez o refrigerante foi derrubada da liderança. Pior, caiu para o terceiro lugar, ultrapassado também pelo Google.

No ranking do ano passado a Apple ocupou o segundo lugar e, em 2011, o oitavo. O estudo estima em US$ 98,3 bilhões o valor da marca Apple, alta de 28% em relação a 2012. A Coca-Cola só valorizou 2% desde o ano passado, alcançando US$ 79,2 bilhões. Perdeu até o segundo posto porque o Google já vale US$ 93,3 bilhões.

Das dez marcas mais valiosas do mundo, como mostrou matéria de O Globo de 1/10, pg 23, cinco são da indústria de tecnologia. Além da Apple e Google, Microsoft, Samsung e Intel ocupam a quinta, a oitava e nova posição. A IBM ficou em quarto lugar, mas a empresa é classificada como prestadora de serviço. O Facebook já está em 52a. lugar.

A Interbrand baseia a sua avaliação em um mix entre desempenho financeiro, poder de influenciar as escolhas dos consumidores e na capacidade da marca em transmitir a mesma mensagem em suas lojas, sites, produtos e mercados. É claro que também contam a capacidade de inovação e de resposta às investidas da concorrência.

As cem marcas que integram o ranking valem US$ 1,5 trilhão, um alta de 8,5% em relação ao valor alcançado em 2012. Completam a lista das dez marcas mais valiosas neste ano, a General Electric, no sexto lugar, o McDonald’s em sétimo e a Toyota em décimo.

O responsável pelo ranking, Jez Frampton analisou as mudanças no ranking dizendo que marcas como Apple , Google e Samsung estão ‘mudando o nosso comportamento, como compramos e como nos comunicamos”. Frampton foi muito enfático ao insistir que as marcas de tecnologia “literalmente mudaram a forma como vivemos”.

Comentários estão desabilitados para essa publicação