Vendas no varejo e produção industrial tiveram forte alta nos EUA em janeiro, indicando uma economia em crescimento robusto neste começo de ano.
Dois dados divulgados indicam que a economia dos EUA está crescendo em ritmo forte neste começo de ano. Tanto as vendas no varejo como a produção industrial crescem acima das previsões.
As vendas no varejo subiram 3,8% em janeiro, totalizando US$ 649,8 bilhões, acima da expectativa de economistas, que previam alta de 2%. Em dezembro, houve queda de 2,5%. Em relação a janeiro de 2021, as vendas no varejo cresceram 13%.
O dado deve reforçar o temor de mais alta da inflação, que jpa está no maior patamar em 40 anos no país. Parte desse aumento se deveu ao gasto maior dos consumidores com combustíveis, devido à alta do petróleo.
A produção industrial americana também registou uma forte alta em janeiro, aumentando a uma taxa ajustada sazonalmente de 1,4% em relação a dezembro. Economistas previam alta de 0,5%. A produção industrial tinha caído 0,1% em dezembro.
Em termos anuais, a produção aumentou 4,1% em janeiro e está 2,1% acima dos níveis pré-pandemia, em fevereiro de 2020, segundo indicou o relatório.
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/02/17/dados-indicam-uma-economia-forte-nos-eua.ghtml