Empresa de internet pode dizer que já envelheceu? Várias delas deveriam dizer que sim, embora escondam. Uma decidiu abrir o jogo: a compra do Tumblr pelo Yahoo, por US$ 1,1bilhão em dinheiro, faz parte da estratégia de transformar o Yahoo novamente em um empresa relevante para o público jovem. A intenção é fazer uma das empresas pioneiras na web gravitar mais em serviços que podem ser acessados por dispositivos móveis, celulares especialmente.
Tumblr é uma ferramenta muito popular nos EUA entre adolescentes e jovens adultos, o público que a Yahoo quer recuperar. Uma matéria do Washington Post, assinada por Timothy B. Lee, mostrou que a compra foi a grande aposta da nova presidente executiva Marissa Mayer, que chegou em julho do ano passado no Yahoo. O problema é que nem mesmo a nova executiva conseguiu resolver o dilema fundamental da Yahoo: é empresa de mídia ou de tecnologia?
Microsoft, Google e Facebook procuram contratar os melhores programadores. Não é o que fez o Yahoo. Marissa Mayer veio do Google (onde estava por 10 anos) para rejuvenescer a empresa. Mas, a cultura da Yahoo pode estar contaminando Mayer mais do que o contrário. O site All’ThingsD, que primeiro informou sobre o negócio, contou que Marissa se interessou e pagou alto porque achava que o Tumblr era o tipo de propriedade que o Yahoo “precisava ter porque é descolado e relevante para novos consumidores”. É o típico raciocínio de companhia de mídia. Empresa de tecnologia cria marca forte desenvolvendo produtos novos e superiores.
Mayer insiste que o site se beneficiará da integração nas plataformas de publicidade e personalização do Yahoo. Apenas uma esperança, como ponderou a matéria do Washington Post que o Estadão traduziu na edição de 21 de maio, pg B11, porque o teste será garantir que o Tumblr não se perca na complexa estrutura do Yahoo. No passado, compras como o do Geocities, uma espécie de rede social e do Flickr, uma ferramenta de compartilhamento de fotos, acabaram tendo suas atividades encerradas, negligenciadas na estrutura da “consolidada” Yahoo.
Esse negócio terá muito a revelar sobre gestão de novos negócios na web. O processo de integração será um grande teste para os engenheiros da Tumblr. O maior desafio será transformar o Yahoo em uma empresa que leva tecnologia a sério. A conferir!