Como se “recupera” juventude na web? Comprando empresa, ou criando produto novo?

Empresa de internet pode dizer que já envelheceu? Várias delas deveriam dizer que sim, embora escondam. Uma decidiu abrir o jogo: a compra do Tumblr pelo Yahoo, por US$ 1,1bilhão em dinheiro, faz parte da estratégia de transformar o Yahoo novamente em um empresa relevante para o público jovem. A intenção é fazer uma das empresas pioneiras na web gravitar mais em serviços que podem ser acessados por dispositivos móveis, celulares especialmente.
Tumblr é uma ferramenta muito popular nos EUA entre adolescentes e jovens adultos, o público que a Yahoo quer recuperar. Uma matéria do Washington Post, assinada por Timothy B. Lee, mostrou que a compra foi a grande aposta da nova presidente executiva Marissa Mayer, que chegou em julho do ano passado no Yahoo. O problema é que nem mesmo a nova executiva conseguiu resolver o dilema fundamental da Yahoo: é empresa de mídia ou de tecnologia?
Microsoft, Google e Facebook procuram contratar os melhores programadores. Não é o que fez o Yahoo. Marissa Mayer veio do Google (onde estava por 10 anos) para rejuvenescer a empresa. Mas, a cultura da Yahoo pode estar contaminando Mayer mais do que o contrário. O site All’ThingsD, que primeiro informou sobre o negócio, contou que Marissa se interessou e pagou alto porque achava que o Tumblr era o tipo de propriedade que o Yahoo “precisava ter porque é descolado e relevante para novos consumidores”. É o típico raciocínio de companhia de mídia. Empresa de tecnologia cria marca forte desenvolvendo produtos novos e superiores.
Mayer insiste que o site se beneficiará da integração nas plataformas de publicidade e personalização do Yahoo. Apenas uma esperança, como ponderou a matéria do Washington Post que o Estadão traduziu na edição de 21 de maio, pg B11, porque o teste será garantir que o Tumblr não se perca na complexa estrutura do Yahoo. No passado, compras como o do Geocities, uma espécie de rede social e do Flickr, uma ferramenta de compartilhamento de fotos, acabaram tendo suas atividades encerradas, negligenciadas na estrutura da “consolidada” Yahoo.
Esse negócio terá muito a revelar sobre gestão de novos negócios na web. O processo de integração será um grande teste para os engenheiros da Tumblr. O maior desafio será transformar o Yahoo em uma empresa que leva tecnologia a sério. A conferir!

Comentários estão desabilitados para essa publicação