A gigante chinesa de serviços de internet Tencent Holdings tem atualmente mais de 800 milhões de pessoas usando seus serviços de pagamento móvel. A empresa se expandiu rapidamente ao capitalizar a base de usuários de seu aplicativo de mensagens WeChat.
Todos os tipos de empresas aceitam o WeChat Pay da Tencent como modo de pagamento, o que permite que as pessoas vivam sem andar com dinheiro e sem procurar a carteira. “Quando se acostumam com a praticidade, os chineses não conseguem voltar atrás”, disse uma dona de casa, num mercado de alimentos em Ghangzhou, na província chinesa de Guangdong. “Não precisamos mais de dinheiro na China.” Ela veio ao mercado para comprar verduras e peixe, e pagou com seu smartphone, como mostrou matéria da agência Nikkei, assinada por Yu Nakamura, publicada no Valor de 27/03
A onda de pagamentos com smartphone é notável na China. O uso dos aparelhos para pagar táxi, refeições, cortes de cabelo e até cigarros em pequenas lojas em áreas afastadas se tornou norma. É difícil encontrar lojas que não aceitem pagamentos por smartphone. Essa transformação para um país em que o dinheiro vivo deixou de ser essencial se tornou bastante perceptível no ano passado.
A Tencent é a catalisadora dessa mudança. O aplicativo WeChat da empresa se tornou uma ferramenta de comunicação essencial para a população do país, e tem quase 900 milhões de usuários. Em questão de um ou dois anos, desde o lançamento do recurso WeChat Pay, em 2014, a Tencent atraiu a multidão de usuários do WeChat para o serviço de pagamentos.
O método foi simples. Enquanto incorporava o recurso de pagamento ao seu aplicativo WeChat, a Tencent instalou códigos de barra 2D compatíveis com o serviço de pagamentos com smartphone nos caixas de uma série de empresas.
Os consumidores podem pagar em apenas alguns segundos ao escanear o código de barras e digitar no telefone a quantia apurada pelos caixas dos estabelecimentos.
O Alibaba Group Holding era a principal participante do setor chinês de serviços de pagamento móvel. A líder do comércio eletrônico lançou o Alipay em 2004 e aumentou o número de usuários ao disponibilizar o serviço.
Mas a Tencent invadiu o mercado e intensificou sua ofensiva no ano passado. A empresa tinha 830 milhões de usuários do WeChat Pay no fim de setembro passado – contingente que ultrapassa facilmente os 400 milhões do Alipay.
Em termos de valor, a Alibaba ainda é o líder devido aos produtos de alto valor comercializados por meio de operações de comércio eletrônico. Mas mesmo em termos de valor, a participação de mercado da Alibaba encolheu para 50% em 2016, em relação aos 79% de 2014. O principal motivo foi a expansão, pela Tencent, de sua fatia de mercado, de 8% para 38%.
A população chinesa está constantemente no aplicativo WeChat se comunicando com os outros. Segundo depoimento de um consumidor, usar o pagamento WeChat se tornou algo natural, e as pessoas não se dão ao trabalho de usar o Alipay como alternativa.
Em 2016, o valor dos pagamentos feito com smartphones na China foi 50 vezes maior que os volume registrado nos Estados Unidos, chegando até mesmo a superar o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão. Na medida em que a Tencent busca aumentar o alcance de seu serviço para toda a China, varejistas japonesas, como lojas de departamentos frequentadas por turistas chineses, se empenham em se adequar à opção de pagamento.