Ainda vale a pena colocar dinheiro na caderneta de poupança? Depende… é sempre a resposta mais pronta para esse tipo de pergunta, mas neste caso é justa.
Primeiro, é preciso entender o que o governo fez com a poupança. Existia um problema sério: como a taxa de juro básico começou a cair, a famosa Selic, quem aplicava dinheiro nos fundos dos bancos que estavam relacionados com essa taxa, começou a receber menos dinheiro pro sua aplicação.
É preciso entender o que significa aplicar me fundos do banco., Na verdade, quer dizer você empresta dinheiro ao banco que em seguida re-empresta ao governo , comprando títulos do governo e recebendo o juro da Selic por isso. É claro que o banco não paga ao cliente aplicador o mesmo que recebe do governo. Esse é o lucro do banco…
Pois bem, se os juros caem, o lucro do banco cai e o que o aplicador recebe também cai. Daí vem a conta da poupança: se cair demais, é melhor colocar o dinheiro na poupança do qu emprestar ao banco.
Colocar dinheiro na poupança é emprestar direto para o governo. É por essa razão que não tem imposto de renda na poupança. A grana da poupança é usada para dar crédito para a construção de casas. O juro é menor nessa aplicação que é mais segura.
O problema é que emprestar para a poupança daria mais do que emprestar para o banco. Todo mundo correria para a poupança e os bancos ficariam sem dinheiro nos fundos, quer dizer sem dinheiro para re-emprestar ao governo.
Por essa razão, o governo mexeu no rendimento da poupança. A partir de hoje quem coloca dinheiro a poupança receberá 70% da taxa Selic, aquela taxa de juro básica. O rendimento antigo da poupança , de meio por cento ao mês, mais um pouquinho da Taxa Referencial, acabou!
Nada disso quer dizer que a caderneta de poupança acabou. O que acabou foi a forma antiga e tradicional de rendimento da poupança descolada da taxa Selic. E agora você sabe o motivo!