O Brasil interessa muito ao Facebook. Por razão bem clara: o País é o que mais cresce no número de usuários da rede social no ano passado: mais 29,7 milhões de brasileiros passaram a acessar o serviço. No final de 2011 eram 35,1 milhões de usuários totais. No final do ano passado esse número atingiu 64,8 milhões, cerca de um terço da população brasileira. Com esses dados o Brasil só perde dos Estados Unidos no Facebook e fica a frente da Índia, que ocupa o terceiro lugar em usuários da empresa.
Quando se leva em conta só os brasileiros com acesso à internet, o Facebook atinge 82,3% desse universo. Os dados do estudo da Socialbakers, empresa internacional de análise de mídias sociais, mostraram que o maior grupo de brasileiros na rede tem de 18 a 24 anos, somando 10,8 milhões de pessoas. O perfil de mulheres compõe a maioria: 54% do total.
A velocidade do crescimento do Facebbok no País permanece acelerada: em dezembro foram 962 mil novos usuários, como revelou matéria do Estadão, publicada em 24 de janeiro, pg. B13. Os executivos da empresa consideram que o Brasil ainda éum dos países do mundo com maior potencial de expansão para rede. O motivo dessa expectativa é que metade dos ainda usuários do Orkut está no Brasil, como reconhece o próprio Google. No mundo todo, o Facebook tem crescido pela migração dos usuários do Orkut para o concorrente. Até agosto de 2011, o Orkut tinha mais usuários que o Face no Brasil, quando o “jogo” virou. As duas empresas foram fundadas no mesmo ano, 2004.
Mais da metade da população norteamericana está conectada ao Facebook, 53,4% , cerca de 167 milhões de pessoas. Na Índia, apenas 5% da população é usuária da rede. Mas, o número de conectados ao Facebook está em queda nos Estados Unidos: segundo os dados da Socialbakers, 2,4 milhões de perfis deixaram o Face em dezembro.
Em termos continentais, a Ásia está em primeiro lugar no uso da rede social, com a Europa em segundo e a América, em terceiro. Porém, quando o ranking das nações é analisado em referência à população o Facebook atinge apenas 6,8% da população asiática. Na Europa atinge 30,8% e nos EUA alcança 44,8% dos americanos. Na América do Sul, 36% da população tem acesso à rede, enquanto na África, apenas 5,1% das pessoas estão conectadas.
Estes números interessam muito aos investidores no negócio Facebook. Mas, deve interessar bastante também aos publicitários. A ferramenta de “busca social” anunciada pelo Facebook na semana passada pode alterar bastante essa quantidade de usuário. A conferir.