“Bots”! Mas, pode chamar de terror dos anunciantes

Tudo parece bem real com o site Songsrpeople. Tudo bem parecido com outros sites de vídeos amadores, do tipo “o mais insano parque de diversões”. Só parece… O site atrai dezenas de milhares de visitantes por mês, conforme empresas que medem audiências. E ele tem anúncios de grandes marcas americanas, mas, os investigadores da empresa de segurança virtual, White Ops dizem que a maioria desses visitantes não são pessoas, mas visitantes “gerados” por computador. São robots da internet, ou simplesmente os “bots” criados para enganar anunciantes que pagam por tráfego.

O custo do anúncio é medido pro clique, por entrada de visitante. O tráfego falso que recebem é na maior parte feito por “botnets”, redes de robots, um verdadeiro exército de computadores zumbis, controlados remotamente de lugar desconhecido, em qualquer canto do mundo. Esses “zumbis” simplesmente aproveitam o fato de que os anunciantes pagam para serem vistos.

Na forma mais sofisticada, como mostrou o The Wall Street Journal, em artigo assinado por Christopher Stewart e Suzanne Vranica, traduzido pelo Valor Econômico de 2/10, pg B9, os botnets podem imitar o comportamento de consumidores online, migram de um site para outro, param em anúncios, assistem a vídeos, e até mesmo “colocam itens” em carrinhos de compra.

Neste ano, em apenas uma operação chamada “Ghost Click”, o FBI prendeu dois homens, imigrantes da Estônia, por envolvimento em fraude por botnets. Esta fraude envolveu 4 milhões de computadores, e rendeu US$ 14 milhões , no mínimo, para sete pessoas, como mostrou a Promotoria americana.

Hackers formam botnets com vírus de normalmente escondidos em anexos de e-mails, ou mesmo com arquivos baixados de sites legítimos. Os computadores infectados são conectados a redes de controle que comandam os computadores zumbis. Na maioria das vezes os computadores infectados não percebem a fraude.

É difícil determinar o volume de prejuízo com fraudes em anúncios. Há apenas estimativas. Outra empresa de segurança virtual, a Solve Media, avalia que 30% do tráfego de anúncios gráficos no mundo é gerado por computadores zumbis que já custaram aos anunciantes, só neste ano, cerca de US$ 10 bilhões.

Comentários estão desabilitados para essa publicação