A notícia não ganhou primeira página, mas nenhum nicho televisivo cresceu mais em audiência, de julho de 2014 para julho de 2015, do que a TV paga. O setor progrediu 24% na Grande São Paulo, com média de 10,1 pontos, das 7h à 0h.
Para se ter uma ideia do que isso representa na divisão do bolo, a Globo fechou o mês com 13,5 pontos na região. Ainda em julho, nessa faixa, os canais pagos corresponderam a 22% do total de televisores ligados, enquanto a Globo respondeu por 29,5% (share), como mostrou matéria do Estadão de 1o. de agosto, pg C6.
A Globo perdeu audiência em relação a julho de 2014, quando tinha 14,2 pontos e Copa do Mundo na tela. De um julho para o outro, o SBT teve o maior avanço na TV aberta, de 5,5 para 6,7 pontos. A Record subiu de 5,7 para 6,6 e a Band caiu de 2,6 para 2,4 pontos.
A liderança na TV paga fica com a programação infantil. Matéria da Folha de S. Paulo, de Lígia Mesquita, mostrou que no primeiro quadrimestre de 2015, no horário nobre, das 18h à 0h, a Discovery Kids e o Cartoon Network prosseguem como os dois canais de maior audiência.
No restante da lista, que contém outras oito emissoras, há redes que exibem filmes, séries e fazem transmissões esportivas.
Confira o ranking:
1 – Discovery Kids
2 – Cartoon Network
3 – SporTV
4 – Fox
5 – Megapix
6 – TNT
7 – Disney Channel
8 – Multishow
9 – Universal
10 – Space