Apple quer construir carro elétrico até 2019

A data já está marcada. A Apple está acelerando seus esforços para desenvolver um carro elétrico, chamando-o internamente de “projeto compromissado” e fixando uma meta de “envio” para 2019.

A aprovação ocorreu depois de a empresa passar mais de um ano analisando a viabilidade de um carro com a marca Apple, incluindo reuniões com dois grupos de autoridades do governo da Califórnia. Líderes do projeto, de codinome Titan, ganharam permissão para triplicar a equipe de 600 pessoas, segundo essas fonts, como mostrou material do The Wall Street Journal, assinada por Daisuke Wakabayashi, publciada no Valor em 22/9, pg B9.

A Apple contratou especialistas em carros autodirigidos, mas os planos da Apple dizem que a empresa atualmente não planeja fabricar seu primeiro carro elétrico totalmente autônomo. Essa habilidade é parte dos planos de longo prazo para o produto, dizem essas pessoas.

O comprometimento da Apple é um sinal que a companhia vê uma oportunidade de se tornar uma participante ativa do setor automobilítico ao aplicar a expertise que adquiriu desenvolvendo iPhones – em áreas como baterias, sensores e integração de hardware e software – nas próximas gerações de carros.

Há muitas questões não respondidas sobre a iniciativa automobilística da Apple. Não está claro se ela tem um sócio industrial que se tornará o equivalente automotivo da Hon Hai Precision Industry Co., a empresa terceirizada de Taiwan que fabrica a maioria dos iPhones e é conhecida pelo nome comercial Foxconn. A maioria das grandes montadoras constroi e opera suas próprias fábricas, mas isso não fez parte da estratégia da Apple para iPhones e iPads. A produção terceirizada no setor automotivo geralmente é limitada a alguns poucos modelos de nicho.

A meta de 2019 é ambiciosa. Construir um carro é uma empreitada complexa, ainda mais para uma empresa sem qualquer experiência no ramo. Uma vez que a Apple complete seu design e protótipos, o veículo ainda precisaria passar por uma série de testes para superar os obstáculos regulatórios.

No vocabulário da Apple, uma data para “envio” não significa necessariamente a data que o cliente receberá o novo produto; também pode indicar a data em que os engenheiros concluirão os principais recursos do produto. Não é incomum que a data prevista para o lançamento de um projeto desse escopo e complexidade passe por adiamentos.

O mercado global de carros elétricos foi prejudicado pelos preços baixos da gasolina e por preocupações sobre o preço dos veículos e a duração da bateria. Até o momento, a Tesla Motors Inc. e a Nissan Motor Co. produzem dois dos veículos mais conhecidos e com maior volume de vendas, mas eles representam só uma fração dos 85 milhões de veículos vendidos por ano pela indústria automobilística toda.

Mas os padrões de emissões estão ficando mais rígidos ao redor do mundo, levando a maioria das grandes montadoras a investir bilhões de dólares em planos para lançar carros elétricos antes do fim da década. Na época em que o carro da Apple for lançado, marcas como a Chevrolet, da General Motors Co., e até a Audi, da Volkswagen, AG, e Porsche terão no mercado modelos elétricos de longo alcance.

No início do ano, o The Wall Street Journal publicou que a Apple tinha centenas de pessoas trabalhando em um carro elétrico com um design inicial próximo ao de uma minivan. A Apple aumentou as contratações desde então, trazendo veteranos do setor automobilístico, especialistas em baterias e visão mecânica. As pessoas de dentro da Apple dizem que empregados de toda a empresa foram transferidos para o projeto Titan, de forma similar à feita pela Apple para formar a equipe do Apple Watch.

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