Esqueça os encantos tradicionais. Sistemas operacionais vão dividir a indústria automobilística entre quem usa CarPlay e quem usa Android Auto. Hoje, 10% é a porcentagem aproximada dos veículos nos EUA que vêm com conectividade instalada hoje. O número deve subir para mais de 90% até 2020.
O Salão de Paris que abriu ontem prova esta previsão. Por exemplo, um discreto botão com a inscrição ‘Apple CarPlay’ está instalado no centro do painel da Ferrari California T, o mais novo lançamento do grupo italiano no Salão, como mostrou matéria do Estadão de 4/10, pg B10.
É verdade que os sistemas operacionais Apple CarPlay e Google Android Auto ainda não foram lançados neste ano – a Apple adiou para 2015 o projeto que seria lançado em automóveis Mercedes- Benz e Volvo. Mas as novas tecnologias embarcadas se tornaram onipresentes e já representam argumento de venda das montadoras. É o caso da Ferrari California T, que ainda não vem fazendo propaganda do equipamento, mas já se apresenta aos futuros compradores.
O mesmo equipamento está à mostra em Paris no estande da fabricante de equipamentos Pioneer, que desenvolve o aplicativo em parceria com a Apple e o oferece em seis modelos ao preço de € 425. À espera dos sistemas da Apple e do Google, montadoras generalistas como a francesa Renault também já ostentam um tablet de tela táctil no painel, como acontece com o principal lançamento da marca no Salão de Paris, o Renault Espace.