A estratégia mudou. Para enfrentar as grandes mudanças tecnológicas, venda de ativos é um fato. Ontem, foi divulgado que o grupo New York Times pretende vender o The Boston Globe e outros ativos do New England Media Group para que a empresa concentre seu foco exclusivamente no principal jornal.
O presidente do New York Times Co, Mark Thompson, classificou o Boston Globe e o The Wercester Telegram & Gazette como “jornais excepcionais”, só que serão vendidos para “concentrar o foco no NY Times e no seu jornalismo” Como noticiou o Estadão em 21/2, pg B16, o grupo já contratou consultoria especializada para gerenciar a venda dos ativos
Na verdade, nos últimos anos, o grupo do Times vem se desfazendo de ativos, continuadamente, Em maio do ano passado, a companhia recebeu US$ 63 milhões pela venda do Fenway Sports Group. Apenas em 2012, a empresa que edita o NY Times vendeu 16 jornais regionais e levantou US$ 143 milhões nestes negócios.
A atual venda do The Globe, sem dúvida não é bom negócio. Em 1993, o Times comprou o Globe por US$ 1 bilhão. . Há alguns anos, a receita de publicidade caiu junto com o declínio de circulação. Nos últimos anos, a tiragem do jornal recuou para 230 mil exemplares. A decisão de vender era inevitável. O enfoque na marca maior do grupo é escolha estratégica, para proteger o seu maior patrimônio.