Um novo modo de ver a moda

Por Ian Perlungieri, aluno do 3° semestre do curso de Propaganda e Marketing ESPM / SP

Podemos imaginar que os blogs de moda fazem parte de um mundo desconhecido para a maior parte do meio masculino, assim como notícias sobre futebol fazem parte de um universo obscuro para a maior parte do meio feminino. Atualmente, podemos nos encontrar em um período de transição em que está havendo a inversão destes papéis: homens se interessando por moda enquanto mulheres se interessam por futebol.

O futebol, teoricamente, chamaria atenção devido aos nossos ancestrais. Somos sedentos por batalhas e o futebol seria a representação de uma batalha moderna, assim como outros jogos de uma maneira geral. Mas e os blogs? Seriam eles uma incitação ancestral da questão do compartilhamento de informações, mas, no lugar de uma fogueira, nos encontramos a frente de uma máquina?

E as revistas de moda? Estão sendo substituídas pelo blog assim como a fogueira foi substituída pela internet? Antes dos blogs, eram as revistas as fontes de informação sobre moda, porém este mundo era mais limitado e, com o avanço da tecnologia, tal universo se expandiu.

Há uma diferença entre blogs e revistas sobre moda. Enquanto a revista é uma representação em que modelos com perfis pré-determinados usam trajes que, para elas, nem sempre são confortáveis, os blogs tentam representar uma visão mais realista da moda. Há várias mulheres diferentes que, muitas vezes, não ganham nada pela publicidade que fazem. Apenas usam determinadas vestes porque se sentem bem. Usam determinada roupa porque realmente a acham bonita e não porque foram impostas para elas em um ensaio fotográfico o que, atualmente, parece servir como gatilho influenciador de uma maneira muito mais eficiente do que as revistas, pois a maioria das leitoras identifica-se mais com as blogueiras do que com as modelos.

Logo, é bem provável que, no futuro, o número de revistas de moda diminuirá a medida que o número de blogs sobre este assunto aumentará. Resta apenas aguardar para ver se esta tendência irá se concretizar. Muitas coisas podem acontecer. Afinal, as tradicionais conversas sobre futebol em botecos também têm sido, cada vez mais, complementadas por blogs.

Comentários estão desabilitados para essa publicação