O valor da Internet é indiscutível, como assinala Nizan Guanaes em matéria na Folha de terça-feira. Descartando os arroubos superlativos característicos do bom baiano, entende-se que os outros meios estão condenados ao papel de coadjuvantes nas futuras ações mercadológicas.
Acredito ser perigoso fazer qualquer previsão nesse sentido. Vamos repensar com mais atenção o papel dos meios de comunicação. Tomemos a TV que, segundo a consultoria internacional ZenithOptimedia (matéria de hoje na Folha), continua em primeiro lugar na destinação de verbas publicitárias no mundo. O jornal está em segundo e a Internet em terceiro.
Em comparação com a Internet, a TV sempre fez a mediação da realidade, empacotando-a e entregando bonitinha para a audiência. Seja qual for o agenda setting vigente – acreditando que exista um agenda setting do entretenimento –, produtores culturais mediaram os assuntos. Quem faz isso na Internet? Quem são os grandes mediadores? Pois é, uma resposta será você e todos nós. Será que os famosos milhões de prossumers (mistura de produtores com consumidores) conseguem fazer mediação? Você está gerando cultura, ou simplesmente replicando informações na Rede? Pesquise e descubra qual é o maior uso que o jovem faz da Internet no Brasil.
Prof. Heraldo Bighetti
Líder da Área de Comunicação e Artes
ESPM | Graduação SP