Leslie Marko
QUEM SOU VOCÊ? , uma peça teatral criada coletivamente pela segunda Turma do Curso Ciências Sociais e do Consumo -CISO na disciplina de Estudos e Projetos Dirigidos foi apresentada nos dias 1 e 2 passados no Estúdio 4 da ESPM.
Inspirada na metáfora do elevador como espaço de convivência social e em personagens anônimos buscou como proposta se constituir em uma ação social artística dirigida à comunidade da ESPM (colegas, professores, colaboradores e Turmas do CISO).
Para falar sobre afetos, anonimato, sobre nós e o Outro desenvolvemos uma pesquisa baseada em: conversa com um antropólogo –Prof. Fred Lucio, encontro com um gestor da Secretaria Estadual de Cultura – Aldo Valentim, dinâmicas corporais sobre nosso próprio anonimato – Prof. Celso Cruz, entrevistas a pessoas diversas ( vigias, professores, crianças, famosos, ascensoristas, dependentes químicos, homossexuais, refugiados), assistimos e refletimos encima de vídeos inspiradores sobre o trabalho estético do Théâtre du Soleil, lemos notícias de jornal associadas ao tema, trabalhamos a parte musical com o Prof. Kleber Mazziero, fomos ao Teatro –Mergulho e Cabaré Fucó-Satyros, refletimos, refletimos…
O projeto foi sendo construído a partir de comissões de trabalho: roteiro, atuação, iluminação, figurino e acessórios, música, foto-cenografia, divulgação e exposição. Chegamos a um resultado estético dentro das condições de tempo e realidade acadêmica e significativo para todos nós em termos de experiência de aprendizagem e interação humana. O percurso fez com que o grupo lidasse com conflitos internos diversos entrecruzados com engajamento sério e compromisso com um projeto estimulante e desafiador
A experiência acadêmica traduzida teatralmente consolidou-se no momento de interação com o público.
As conversas com os espectadores (alunos, professores, colaboradores da ESPM e pais dos participantes) mediadas com sensibilidade e profundidade pelo Prof. Celso Cruz após as apresentações foram marcantes. Depoimentos emocionados trouxeram ao grupo de estudantes/artistas a confirmação de terem conseguido realizar uma construção social, artística e humanista coerente com a proposta do Curso coordenado pelo Prof. Mario René.
Dar voz a envolvidos, seja como atuantes seja como espectadores, me parece ser uma maneira de compartilhar os ecos desta experiência acadêmica.
Profa. Leslie Marko, coordenadora do Projeto QUEM SOU VOCÊ? na disciplina Estudos e Projetos Dirigidos -CISO
Paixão. Dedicação. Empatia. Arte. Com esses quatro elementos, a segunda turma do Curso de Ciso, sob a batuta da grande mestra Leslie Marko, realizou bela alquimia: transformou meses de pesquisas e ensaios na disciplina XXX num espetáculo impactante, que tocou corações e mentes de estudantes, professores, colaboradores, coordenadores de curso, familiares e demais convidados. Tarefa delicada. Tarefa fundamental. Unir um grupo de trabalho, detectar talentos, valorizar vocações. Dividir funções para multiplicar resultados. Um faz a luz, outro atua, aquela canta, esta toca saxofone, outro faz o convite, alguém escreve um poema, um rap… Aos poucos o grupo faz a costura e, em determinado momento, ocorre a tal mutação e o conjunto vira ouro. Revelando a face demasiado humana do curso de Ciências Sociais e do Consumo da ESPM, em todo seu brilho. É o começo de um trabalho, que ainda dará muitos, muitos frutos, que certamente serão colhidos por nossa sociedade. É uma honra participar deste projeto. Obrigado a todos. E até as sessões do espetáculo do próximo semestre!
Prof Celso Cruz, líder da área Comunicação e Artes
Depoimentos de alunos da Turma que realizou a peça teatral
O processo todo e as apresentações foram uma grande descoberta para mim. Criamos um pacto não declarado sobre confiança e respeito entre todos os envolvidos e graças às dificuldades que acredito que tivemos o resultado final tão gratificante e que nos laçou não como time, mas como família.
Bruna Lys
Todos nós já nos sentimos anônimos para alguém ou tratamos alguém que está presente em nosso dia a dia como um completo anônimo. Assim, essa construção coletiva da peça trouxe uma reflexão interna e também coletiva a respeito da experiência, da troca e, principalmente, da formação de um grupo.
Carolina Peters
A peça de teatro apresentada pela disciplina foi um projeto coletivo que demandou comprometimento integral da turma e teve seu apogeu na apresentação final, mas foi ganhando forma ao longo do semestre das mais diversas formas possíveis, através de leituras, entrevistas, palestras, discussões, encontros e ensaios. Eu sempre acreditei no potencial da turma e do projeto de quebrar muros e construir pontes, e hoje, com seu fim só me encontro capaz de agradecer tamanha oportunidade que tive em participar de uma produção tão bela.
Fernanda Lima
A peça para mim, além de um aprendizado intenso e reflexão profunda, foi um escape do dia a dia corrido da faculdade. Como a ESPM valoriza muito a parte de mercado, as empresas, o marketing, ela as vezes acaba esquecendo de uma parte importante, que seria o ser humano. O aprendizado intenso foi justamente isso, de nos fazer entender que trabalhamos com outras pessoas e não máquinas, por isso precisamos saber lidar com isso. A reflexão profunda foi a que fez eu pensar que eu também sou um ser humano e também tenho minhas próprias histórias como qualquer outro, mas não nos preocupamos em justamente conhecer esse outro. Portanto, foi uma experiência incrível e marcante, que vou definitivamente levar para o resto da minha vida.
Renato Marubayashi
Depoimento de Espectadores
Pai de ator
Primeiramente, quero parabenizar o grupo pela excelente execução e planejamento de todo o espetáculo. As nuanças das interpretações, textos lidos, musicas e canções escolhidas proporcionaram uma atmosfera envolvente e muito agradável, atingindo o objetivo de prender a atenção dos expectadores e passar a mensagem de inquietação quanto a forma de relacionamento entre as pessoas, mencionando a indiferença e preconceitos que nem sempre podem estar corretos. Um alerta para todos quanto ao anonimato de alguns personagens do nosso dia a dia. Este exercício do conhecimento e interpretação dos sentimentos, anseios e angustias das pessoas é um alicerce importantíssimo para a formação de profissionais da área de Marketing e Pesquisa Mercadológica. Tenho a certeza de que os frutos deste aprendizado, o despertar de cada um dos integrantes do grupo para estas questões, será um fator chave para as analises enfrentadas pelos mesmos no ambiente futuro de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento de profissionais sólidos e extremamente competitivos. Parabéns também ao corpo docente pelo incentivo e coordenação.
Nilton Marubayashi.
Aluno de outra Turma
Minha impressão sobre a peça Quem sou você? foi no mínimo impressionante, no meu caso que acompanhei um pouco o processo da mesma, tinha uma ideia que durante e após a apresentação teve uma grande mudança. Eu não botava muita fé que seria do jeito que foi, que causaria o impacto que causou e que mostrasse uma grande profundidade, reflexão no que foi apresentado e conseguisse me emocionar nas três vezes em que eu assisti. Como aluno de Ciências Sociais e do Consumo, assim como os professores e outros alunos que assistiram a peça, fiquei feliz, ansioso e animado com o curso, que na minha opinião tem tudo pra revolucionar uma faculdade como a ESPM e fazer história como curso.”
Renan Fumagalli – CISO 2
Professores da ESPM
A peça proporcionou um sentimento de que estamos juntos e, mais do que isso, de que somos juntos: constituintes de uma mesma vida, parte de um todo que nem sempre se percebe como uma coisa só. O CISO está ganhando identidade. Toda a experiência da peça e, de certa forma, de estar dentro dela, me conectou aos alunos de um jeito que o convívio de sala de aula não viabiliza. Presenciar os alunos cantando, representando, tocando, recitando versos, fez lembrar que não podemos reduzi-los a somente o que aparece no dia a dia da sala de aula. Há muito mais além disso. Parabéns à professora Leslie. Foi verdadeiramente transformador e emocionante.
Profa. Clarissa Sanfelice Rahmeier
Hoje foi dia de apresentação! Fortes emoções! Parabéns ao CISO III e a minha querida Leslie Marko Foi difícil demonstrar em palavras tudo que senti no momento do depoimento. Mas lá vai … felicidade é um momento rápido e marcante. Hoje o meu dia foi iluminado com uma pitada de felicidade: Ver todo o esforço da turma e sentir o amadurecimento de cada um! Quem faz transforma e hoje tive o prazer de presenciar esta transformação. Valeu a pena cada momento desta história!
Profa Vanessa Clarizia
Assistir à peça concebida e protagonizada pelos alunos de CISO do terceiro semestre representou experiência ímpar. Como disse naquele momento, é bom ver a supremacia do texto acadêmico colocado em xeque. Há, como acredito e a apresentação da turma evidenciou, outras linguagens capazes de mobilizar e dar sentido ao processo de ensino-aprendizado. A emoção tocou cada presente de modo sinestésico: pelo texto, pela performance, pela música, pelo canto, pelos poemas, pela verdade ali colocada. E, mais, por tirar da “invisibilidade” pessoas tão lindas, cheias de histórias e muito queridas. Parabéns pelo lindo trabalho!
Profa. Rosilene Moraes Alves Marcelino
Depoimentos de colaboradores da ESPM
Quem sou, você,
….Me tocou de uma forma muito emocionante e radical. São histórias de vidas sei que falou um pouco de cada um de nós. Conseguir vê claramente a importância do ser humano e o valor na sociedade. Sentir a vontade de praticar o bem para um mundo melhor…
Obrigado!
Dionísio, ascensorista da ESPM
Quem sou, Você? me despertou uma emoção profunda diante de estudantes tão sensíveis às questões humanas, representadas pela arte do teatro em pleno expediente de trabalho. Como jovens privilegiados que são, por estarem numa faculdade de primeira linha como a ESPM, percebi neles uma sincera sensibilidade diante do ser humano, de sua invisibilidade e fragilidade. Senti uma enorme esperança na humanidade ao ver aqueles meninos e meninas. E me senti profundamente privilegiada por estar presente naquele momento.
Eliane Dql Colleto, Gerente de Comunicação interna da ESPM
Um espetáculo que não agisse sobre minha alma seria vão
Jean Genet
Nós construímos, creio eu, a humanidade. A arte serve a isso, a fazer de nós mulheres mais humanas e homens mais humanos. A cultura é um processo de educação, de humanização, de construção de cidadãos.
Ariane Mnouchkine