Pedro de Santi
Encontro para o início dos trabalhos e formação de grupos de alunos interessados em participar. Quarta-feira, 20 de maio, às 13:00 hs, na sala B211.
Há um ano, iniciamos o projeto de realizar, com os alunos de todos os cursos, painéis a partir de fenômenos culturais relevantes. O primeiro deles tratou da Flip, a festa literária internacional de Paraty, um evento cada vez mais conhecido e de forte impacto social e financeiro para a cidade. E isto para celebrar o livro, a escrita, a leitura.
O segundo painel tratou da Bienal de São Paulo. Neste ano, alguns professores e alunos devem ir à Bienal de Veneza. Vamos tralhar a relação entre ambas.
A parceria ESPM/Casa Azul- organizadora da Flip- foi muito bem sucedida. Encontramos muita sinergia de propósito e amizade. A parceria só poderia crescer.
Para começar, através do curso de Design, a ESPM está colaborando com a vinda da designer gráfica holandesa Irma Boom. Alguns de nossos alunos participarão do workshop que ela oferecerá durante a Flip e ela nos concederá uma entrevista exclusiva.
A partir desta semana, vamos desenvolver atividades preparativas para a Flip, como grupos de leitura e a elaboração de projetos nos quais os alunos a analisem desde a perspectiva de seus cursos. E, em setembro, vamos ter uma semana de atividades para expor nosso Painel.
O autor homenageado deste ano é Mario de Andrade. A partir da riqueza de sua obra vamos derivar algumas atividades, ligadas à poesia, à antropologia e à música. Além disso, vamos evocar um Mario que nos é mais próximo: o poeta Mario Chamie, que por décadas foi professor da escola. Um de seus últimos livros foi o fantástico “Pauliceia Dilacerada” (São Paulo: Funpec, 2009), no qual encarna justamente Mario de Andrade, num itinerário pelas entranhas e pela história da cidade de São Paulo. O convívio na cidade será um dos fios que conduzirá nosso Painel.
No ano passado, fui o coordenador geral do projeto. Neste ano, colaboro proximamente, mas o bastão está com o Prof. Celso Cruz, atual líder da área de Comunicação e Artes, autor e diretor de teatro. Ninguém melhor para a empreitada.
Para quem quiser ver alguns dos resultados do Painel FLIP/ESPM de 2014, há uma comunidade no Blackboard que reúne cartazes e textos produzidos.