Jose Eduardo Amato Balian
Destacamos nos dois artigos anteriores três pontos na gestão de startups como oportunidades para se obter maior rentabilidade nos negócios.
São eles: a redução ou preferencialmente a eliminação de filas no atendimento à clientes; de horas extras trabalhadas nas fábricas e escritórios e a otimização do nível de estoques de produtos acabados.
O tema do artigo final da trilogia será a eliminação de filas no atendimento à clientes.
Fila é sinônimo de processo inadequado e tecnologia obsoleta!
O ponto de partida é concordar com essa frase, reconhecer o problema e desencadear uma série de ações para eliminá-la. Com certeza, você já ouviu a frase de que o “brasileiro gosta de fila”. Na verdade, não é bem assim, uma vez que os processos particularmente dos serviços públicos são tão ruins que a fila chega a ser uma consequência natural da situação, através da qual o cidadão não tem escolha a acaba se conformando.
A solução para eliminação desse gargalo passa pela completa reformulação do processo do serviço oferecido, somado com tecnologia. Mire-se no exemplo do Poupa Tempo, criado pelo governo estadual para agilizar vários serviços necessários ao dia-a-dia dos cidadãos.
É inegável que o mesmo reduz o tempo para se obter uma série de documentos, mas o ideal seria não existir a necessidade do Poupa Tempo com a redução da burocracia. Esta em nosso país atingiu níveis inimagináveis, Por exemplo, você já se perguntou quantos números possui? Vamos lá: rg, cpf, título de eleitor, carteira de habilitação, pis, finsocial, passaporte, reservista (para homens), previdência social, até aqui são nove, ou seja, nove bancos de dados que não conversam entre si e que poderiam ser reduzidos à um, conjugado a um número por pessoa.
O Título de Eleitor é outro exemplo, existe uma particularidade (que virou piada), na medida que se exige além do documento original, pelo menos dois comprovantes da última eleição para quase tudo no Brasil, desde matrícula escolar, registro de emprego até para tirar passaporte. Só que para se votar não exige o Título de Eleitor. Pergunta-se para que serve, então? E por aí vai.
Nada é pior do que a situação em que a organização institucionaliza a fila através da distribuição de senhas e da visualização de programas pela televisão. “Eu não quero assistir nada e sim ser atendido rapidamente”.
Para otimizar processos siga os seguintes passos:
Desenhe o fluxograma do processo atual e anexe os documentos exigidos em cada etapa;
Identifique os pontos de melhoria, tendo como base as atividades que agregam valor aos clientes;
Verifique o consumo dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros nas atividades organizacionais;
Implemente as melhorias;
Monitore os resultados.
Figura Ilustrativa.
Observe que a redução do tempo no atendimento, implica não só na diminuição de custos como também no aumento da receita na medida em mais pessoas passam a ser atendidas.
Estão colocados três grandes desafios para o gestor, desde a redução das filas e horas extras à diminuição dos estoques, são questões difíceis mas fundamentais que propiciarão à empresa dar uma salto de eficiência e eficácia em seus produtos e serviços.
*Prof. Jose Eduardo Amato Balian
Coordenador da Incubadora de Negócios da ESPM SP