O K, o Y, o W e o Marketing Esportivo

Por Clarisse Setyon

Meu nome é Clarisse, com 2 “s”. Outro dia, por telefone, falei com a recepcionista de um consultório médico e disse a ela que o Clarisse era com 2 “s”. Ela me perguntou: 2 “s” no comecinho do nome ? … esta é a estória da minha vida. Mas pode piorar. Meu sobrenome é Setyon. Com o “y” após o “t”. Por alguma razão, as pessoas insistem em colocar o “y” antes do “t”. Já não estranho. Já não fico brava.

Entendo que, no Brasil, não são muitas as pessoas que dominam o K, o Y e o W. Pudera. Oficialmente, estas letras não fazem parte do nosso alfabeto .. elas acabam ficando sempre meio perdidas, sub ou super utilizadas.

O K, se não me engano, chegou por aqui através das concessionárias de automóveis “estrangeiros”. Eram os carros 0 (zero) Km … daí para o super conhecido OK, foi um pulo.

O Y sempre me remete, não sei por que, a nomes russos. Homens grandes, de braços erguidos, assim como o formato da letra. Em diferentes países, ele vem ou não acompanhado do “i”… na Holanda, eles usam uma estranha combinação de ij, que parece com um Y e que tem um som que não sou capaz de reproduzir por escrito.

O W (algumas vezes acompanhado pelo Y e pelo K) parece ter ganho as graças daquelas mães que sonham em ter filhos ídolos do futebol …

Mas por falar em futebol, o que é que estas 3 letras têm a ver com Marketing Esportivo ?

Deve ser por causa dos adventos da Copa e da Olimpíada, tenho lido muito coisa (boa e ruim) sobre Marketing Esportivo na mídia. Tenho sido convidada para várias entrevistas. Aceito todos os convites de bom grado. E aí é que entram o K, o Y e o W.

Assim como estas letras ainda são meio estranhas a nós, me parece que o Marketing Esportivo também anda meio perdido entre nós. Ninguém sabe muito bem o que é, para que serve, mas muita gente arrisca usar corretamente ou não.

Uma pergunta de uma jornalista me chamou a atenção há alguns dias atrás: “Qual a receita para as empresas se beneficiarem da Copa ?”. Espero ter conseguido me fazer entender quando respondi que Marketing Esportivo não é uma questão de receita.

Em uma receita, mais ou menos ovos, fazem a diferença no resultado final.

Em Marketing Esportivo, podemos dizer, por exemplo, que mais ou menos comunicação também faz diferença no resultado final.

Entretanto, os ovos para o bolo de chocolate e os ovos para as panquecas (usa-se ovos para panquecas ? Acho que sim … culinária não é o meu forte) são os mesmos. Têm casa, têm gema, tem clara, etc..

Já a comunicação para uma empresa que fabrica saquinhos de cachorro quente é totalmente diferente da comunicação da lavanderia da esquina. Ou seria Lawanderya da Eskyna ?

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