Mercado facul: festas e agitos universitários!

Rose Mary Lopes

Que o mercado de ensino superior tem se ampliado, ninguém duvida. Que existem mais oportunidades de acesso e de financiamento, também não.

Mas, não é só o ensino que os jovens procuram. Eles também anseiam muito e vibram com todo um universo paralelo de churrascadas, cervejadas, baladas, circuitos e jogos universitários.

Puxados ou não pelas entidades estudantis, em parceria ou não com empresas de eventos ou até grandes marcas interessadas em chegar a este público – bebidas, telefonia, etc. – o mercado das festas universitárias se mostra cada vez mais aquecido.

E, para explorá-lo, existem desde sites dedicados a acompanhar estes eventos, divulgando seu calendário, suas atrações e como adquirir os ingressos, e até aplicativos gratuitos que podem ser baixados para todos os tipos de plataformas para permitir que se pesquise as festas até por faculdades.

Deste modo, o público interessado saberá onde vai rolar a próxima balada, local, preços, atrações e até onde matar a fome depois da noitada. É um mercado fervilhante!

Envolve atividades de comunicação e publicidade antes, durante e após suas realizações. De fato, em algumas faculdades prepara-se um evento especial de lançamento da balada. Com direito a profissionais contratados, performances, luzes, música, vídeo, telão e fumaça.

Afora os banners, posters e ingressos. Aliás, a compra pode ser feita em pontos de venda – as próprias entidades estudantis e outros – bem como sites especializados em vendas online de ingressos para festas e eventos universitários.

Há empreendedores e empresas que nasceram neste contexto e hoje chegam a organizar 250 eventos universitários por ano. E, as atrações movimentam todo o mercado de bandas e bandas cover, DJs, oferecendo-se todo tipo de música: rock, sertanejo, eletro, funk, pagode, axé, techno. O “line up” é um atrativo de marketing da balada.

Estas festas podem ser a fantasia, e aí agitam este mercado. Movimentam também as casas de show ou espaços que podem ser alugados e adaptados para elas. Deste modo se oferecem camarotes, lounges, diversas pistas, espaços ao ar livre e até máquina de espuma.

Tudo serve de pretexto para uma festa. Início do ano com as churrascadas e cervejadas especialmente destinadas aos bixos, algumas com direito a Miss Bixo. No final do ano pode se ter as After – a última balada universitária do período.

A aproximação da formatura é outro bom motivo: a festa dos 100 dias ou as de bota fora! Mas, qualquer época e motivo servem. Assim, os nomes se sucedem, com grande apelo: Festa do Branco, Espumada, Dose Letal, Rock in Raio, Quintaneja, Carecas no Bosque. Peruada, La Piración, Meta a Morfose, Tusca, Mega Fantasy…

O apelo alcoólico normalmente se mede pelo número de horas de bebida liberada. É o open bar composto por opções variadas de caipirinhas, drinks, shots e brejas. Ao lado de energéticos, refris e água.

Decerto que a realização destas festas e eventos demandam preparação de palco e de cenário, iluminação e aparelhagens de som. E, nos arredores se necessita de estacionamento. E, de formas de transporte para ir e vir, que podem ser arranjadas previamente.

Como podem perceber, as festas puxam muitos tipos de fornecedores, em sua maioria empresas de serviço. Oferecem espaço para pequenos e grandes fornecedores. A oportunidade depende da construção de relacionamento com os organizadores delas. Quem quiser que se insira e articule nesta rede.

Comentários estão desabilitados para essa publicação