Empreendedorismo na magia do Natal

Por Rose Mary Lopes

Pouco a pouco a decoração de Natal vai surgindo: casas, vitrines, lojas de departamentos e de shoppings, ruas, praças de fachadas de prédios. Outras decorações são requintadas, caras, e envolvem projetos que demandam meses de preparação por profissionais especializados.

Assim, o encanto e a magia do Natal vão chegando, trazendo árvores, guirlandas, renas, papais-noéis, luzes, anjos, festões, ramas, velas. Laços, bolas, pingentes e muitas luzes. Figuras, animais e elementos animados. Afinal, a tecnologia entrou com vontade, e os animatrônicos e até a interatividade são incorporadas nos projetos mais sofisticados e ousados.

As decorações variam segundo os ambientes – externo ou interno -, segundo temas, e podem incluir peças elaboradas por artistas plásticos, como tronos de Papai-Noel customizados.

As prefeituras entram no páreo, enfeitando as suas cidades como um atrativo a mais para as pessoas frequentarem as áreas centrais e comerciais, preocupando-se em atrair visitantes. E, não somente as famosas Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR) ou Rio de Janeiro (RJ) que certamente contratam empresas especializadas para realizar a decoração.

Outras cidades menores estão verificando que, mesmo sem gastar muito dinheiro, mas graças ao espírito natalino empreendedor, podem se enfeitar para esta época. Assim, usam seus próprios funcionários, envolve a população local, caso do Sonho de Natal de Santa Fé do Sul (SP), cujo projeto utiliza quase um milhão de garrafas PET e um milhão de luzes, e pretende atrair 100 mil turistas. Ou São Gabriel do Oeste (MS) que resolveu inovar usando a nossa fauna pantaneira com seriemas, tuiuiús etc. (ALELUIA, que há alguém saindo das cópias dos Natais europeus!), também elaborados de garrafas PET pelas mulheres do presídio feminino e de grupos de artesãs locais.

E, se alguém pensar que este esforço somente começa no fim do ano está completamente enganado. A cadeia deste setor se movimenta desde o primeiro semestre do ano.

Há uma feira especializada e consolidada há 5 anos – a Feira Internacional de Artigos e Decoração de Natal – NATAL SHOW, promovida pela Francal Feiras. No próximo ano ela será de 31 de Maio a 03 de Junho.

Ou seja, quem quiser ver um Natal fora de época, visite a feira. Afinal, os mais de 120 expositores (em 2013) criam toda a atmosfera natalina para exibir seus produtos, ligando e atraindo o setor varejista, importadores, fabricantes, lojistas, shopping centers, prefeituras, decoradores e demais profissionais envolvidos (24200 visitantes neste ano). Apresenta as novidades, os lançamentos, oferece variedade, diversidade de materiais e de qualidade.

A Revista NATAL SHOW ligada à Feira informa que o setor de decoração para as festividades do fim do ano já seria bilionário, e apresenta cifras crescentes.

Porém, também se pode abastecer de produtos pela internet, pois há empreendedores que se especializaram nas vendas online. E, obviamente a cadeia recua até os importadores, com presença maciça de itens produzidos na China.

Assim, somente no varejo observam-se desde pequenos estandes e lojinhas vendendo itens de decoração, lojas sazonais e sofisticadas nas metrópoles como São Paulo e Rio, a setores específicos em supermercados e lojas de departamentos.

Os empreendedores que oferecem os serviços de decoração são de variados portes. Por vezes se especializam em projetos externos, outros em projetos internos, ou até em ambos. Afinal, o empreendedor que tenha a solução completa tem mais chances de disputar os projetos milionários dos shoppings. Há grandes empresas, como a Cipolatti, responsável neste ano por 150 projetos, sendo 140 deles em shoppings.

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) dá conta de que R$ 287 milhões serão gastos pelos centros de compra, superando em 22% o que foi investido no ano passado (graças à entrada em operação de mais 40 shoppings).

Certamente que as barreiras, neste caso, são grandes. Mas, também os pequenos empreendedores tem espaço no disputado mercado encantado pelo velhinho de roupas vermelhas. Além da paixão devem trazer criatividade, segurança, incorporação da tecnologia e estar preparado para trabalhar duro, o ano todo, para produzir a magia do Natal.

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