A vez do Youtubers mirins

Pedro de Santi

Serviço: Crianças e Tecnologia: seminário do Media Lab Series. Dia 05/10, às 8:30 hs, no Auditório Castelo Branco, ESPM.

No evento, será divulgada a atualização da pesquisa “Geração YouTube. Um mapeamento sobre o consumo e a produção infantil de vídeos para crianças de zero a 12 anos. Brasil 2005-2016”, de Luciana Corrêa – ESPM Media Lab. Também participarão do evento: Maria Eugenia Sozio – Coordenadora da pesquisa “TIC Kids Online Brasil” no Cetic.br; Rodrigo Paiva – Diretor de licenciamento da Mauricio de Sousa Produções; e, como mediador, Pedro De Santi – Líder da área de Humanidades e Direito da Graduação ESPM –SP.

Todos sabemos que a propaganda direcionada às crianças é cada vez mais regulamentada, pela compreensão de que a exposição delas ao apelo publicitário deve ser gradativo, de acordo com suas condições cognitivas de compreensão. Sabemos igualmente que a tv está perdendo rapidamente espaço como meio de entretenimento, em favor de canais da internet. E talvez muitos tenham percebido que, na última Bienal do Livro, em São Paulo, o grande chamariz de público era a presença de Youtubers adolescentes. Eles começaram s e apresentar em espetáculos de grande sucesso e tentam firmar linhas de produto a partir do sucesso virtual, com livros e álbuns de figurinha.

Na pesquisa do Media Lab que será apresentada neste seminário, estaremos lidando com um fenômeno ainda mais novo: a explosão de acesso a canais de Youtubers mirins, direcionados a crianças de 2 a 4 anos. Contando com a identificação (e imitação) do público infantil, estas novas estrelas abusam do merchandising, sobretudo através da prática do unbox, quando os Youtubers experimentam brinquedos, sem explicitar que aquela é uma ação de propaganda.

Como os smartphones e tablets se transformaram nas mais novas babás eletrônicas e as crianças aprendem mais rapidamente que os adultos, os acessos àqueles canais tem se multiplicado de forma assustadora e, ainda sem regulamentação.

Eis um tema vital para os dias de hoje. Ele envolve tecnologia, educação, marketing, ética, saúde, etc. Para além do interesse profissional e teórico, este é o novo front em que os pais combatem para manter a condução da educação de seus filhos, num ambiente no qual sua posição de autoridade e condição de intermediários da inserção dos filhos no meio social vem sendo perdida.

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