Por Luciana Jacques Faria
Professora ESPM
Mas, afinal, o que é Monografia?
A monografia é um trabalho escrito, de caráter científico, sobre tema específico, e do qual se espera que gere contribuição à área de conhecimento na qual está inserido o pesquisador. No contexto da Graduação, é um dos mais importantes exercícios de desenvolvimento da autonomia intelectual do estudante, que começa pela própria escolha do tema.
Como eu escolho um tema?
Embora a possibilidade de definir aquilo que se deseja pesquisar seja muito estimulante para o estudante, ela também traz novas responsabilidades: pela primeira vez ele estará encarregado de, por conta própria, coletar materiais, definir o que é relevante e determinar qual a metodologia mais adequada para pesquisar o tema escolhido. Na Administração, as possibilidades de tema são muitas e variadas, já que estamos em um campo do conhecimento que envolve Sociologia, Filosofia, Economia, Marketing, Finanças e Recursos Humanos, apenas para citar exemplos. Alguns estudantes definem com alguma facilidade o assunto que desejam estudar; outros solicitam o apoio de professores ou de pesquisadores com maior experiência.
Na ADM, o buraco é mais embaixo…
Nesses casos, temos uma dica importante: ter em mente que, em Administração, os temas de monografia referem-se a fenômenos organizacionais, econômicos, sociais e comportamentais. Assim, é muito importante “estar antenado” às coisas que acontecem ao seu redor: as matérias estudadas; o ambiente de trabalho; as novas tendências de mercado; as mudanças sociais e econômicas, tudo pode render bons temas para monografias.