­

De festa em festa, qual é a sua oportunidade para empreender?

Por Rose Mary Almeida Lopes

Somos um povo reconhecido como alegre, apreciador de festas e de celebrações. Há festas que são celebradas por todos, em seus lares, como no Natal. Há diversas celebrações e comemorações que são públicas, como o Ano Novo e o Carnaval. Mas, quero enfocar agora as festas particulares, quer sejam familiares ou até organizacionais: celebrações de noivados, de casamentos, de quinze anos, de bodas de prata e de ouro (cada vez menos comuns, mas ainda existem casais que chegam lá!), aniversários, festas de formatura, festas de fim de ano, comemorações de atingimento de metas, homenagens, despedidas… Existe neste setor de festas uma miríade de oportunidades de empreender de todos os tamanhos, que exige e aproveita habilidades das mais diversas. Quem sabe uma destas oportunidades não poderia ser aquela que mais se encaixaria com o seu perfil? Vejamos.

Se alguma vez você já organizou uma festa, qualquer que seja o porte (e orçamento), sabe que esta atividade puxa uma enormidade de fornecedores de serviços. Exemplos: aluguel de salão de festas, aluguel de mesas e cadeiras e também de pratos e talheres, decoração de flores, buffet, panagem, convites, lembranças, bolos e docinhos, músicos e cantores, segurança, sem falar em roupas, cabelos, maquiagem… E, esta lista aumenta muito se falarmos de casamento. Exemplo: assessoria de casamento, site para presentes, dia da noiva e do noivo, grinalda, bem-casados, efeitos especiais, fotografias e filmagens, coral, aluguel de móveis, viagem etc.

Para ter uma ideia do quanto este setor movimenta por ano, a previsão da Associação Brasileira dos Profissionais, Serviços para Casamentos e Eventos Sociais – ABRAFESTA – para o ano de 2012 era de 14 bilhões de reais. E, este setor tem crescido em taxa superior à do PIB. Suas perspectivas são atreladas, entre outros, ao crescimento da economia, da melhoria de distribuição de renda, do número de casamentos, expansão do ensino superior (para o caso das formaturas). Outra característica: o setor é bastante pulverizado, composto por uns 90% de pequenos e médios negócios.

Uma evidência de sua importância é a realização da maior feira especializada no setor, a Expo Noivas & Festas com duas edições anuais em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Mas, há outras feiras enfocando festas de casamento e no geral acontecendo em outras cidades no país.

Assim, se você pensa iniciar ou já iniciou seu negócio, pode examinar se não teria como se especializar oferecendo serviços demandados em festas e eventos. Exemplo: se você tem uma pequena gráfica, pode procurar se especializar e inovar oferecendo um leque de opções de formatos, tamanhos e materiais na impressão de convites e de lembranças.

Se aprecia e é dono de um carro antigo (dependendo do modelo, obviamente) pode oferecer seus serviços para transportar os noivos. Se você tem uma habilidade especial na confecção de bolos ou doces, pode pensar em se especializar na decoração e na oferta de docinhos que encantam com os olhos e que maravilham o paladar! Ou pode apenas se dedicar a prover artigos necessários para a realização da festa: copos, taças, talheres, rechauds, castiçais, suportes para doces, toalhas e caminhos de mesa etc.

Supondo que você aprecia muito organizar festas e já desenvolveu certa experiência nisto, pode pensar em se profissionalizar e oferecer seus serviços para o planejamento, organização e realização de festas.

O setor está aberto a todos aqueles que tenham habilidades, que amam prestar serviço de qualidade, que tenham ideias novas para se diferenciar, e se identifiquem com o ritmo e estilo de vida deste setor. Ou seja: enquanto os outros festejam, você empreende e pode se realizar também!

Comentários estão desabilitados para essa publicação