Mercado de salões de beleza ainda ávido por diferenciação

Por Rose Mary Almeida Lopes

Uma notícia recente me despertou a atenção para um mercado extremamente dinâmico no Brasil, e que tem crescido mais velozmente que o nosso PIB. Ano a ano, na última década o mercado de beleza, segundo dados da Fecomercio São Paulo (com dados de pesquisa do IBGE), representa hoje gastos mensais na marca de R$ 1 bilhão! São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro significam 53% destes gastos mensais, sendo que é a classe B que mais gasta.

Este setor foi favorecido, como vários outros, pela melhoria de renda das pessoas (sobretudo de mulheres) de baixa renda, e também pela nossa grande preocupação com a aparência.

Representa ainda a possibilidade de inclusão social de milhões de pessoas, dado que a formação não é demorada, não é tão cara, e oferece diversas opções de profissionalização: cabeleireiro, barbeiro, manicure, pedicure, esteticista, depilador, maquiador. Todas estas profissões tiveram suas atividades legalmente reconhecidas recentemente (18/01/2012).

Assim, cerca de 3,4 milhões de pessoas ganham suas vidas neste mercado, em 550 mil salões de beleza (dados da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza – Anabel, de 2010). E, jogando como autônomo, como empreendedor individual, como dono de um pequeno salão, como empreendedor de um salão ou instituto de beleza, estabelecendo rede própria ou de franquias, e também oferecendo centros de formação de mão de obra para um mercado ávido em bons profissionais.

A maior rede de salões de beleza do país é a dos empreendedores Jacques e Janine Goossens, que, após 55 anos tem 60 salões no Brasil, e oferecem franquias. Parte do segredo deste crescimento de longevidade se deve a inovações, à diferenciação – ser um salão completo, que oferece soluções para todas as necessidades: cabelo, mãos e pés, beleza completa, maquiagem, massagens, estética, tratamentos faciais e corporais, banhos de beleza, dia da noiva e do noivo (novidade de que foram introdutores no país), beleza for teen etc. Além disto, tem uma academia para oferecer cursos para aperfeiçoar profissionais. Jacques e a neta são reconhecidos pela Intercoiffure – Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros (Suíça).

Outros empreendedores se diferenciaram pela especialização em tratar cabelos cacheados de afro descendentes, oferecendo solução inovadora que dá naturalidade e balanço aos cachos, impactando positivamente na autoestima de suas clientes. Para isto, a saga da Zica envolveu dez anos de experimentos próprios para chegar à formulação de um produto que patenteou e que fabricam.

Ela e seus sócios inovaram no modelo de negócios, dividindo o trabalho em etapas (à la MacDonald´s) e fazendo com que a cliente não estabeleça vínculos com nenhum dos funcionários. Depois de 20 anos, com 13 salões em 3 Estados, são empreendedores Endeavor, e com um plano de crescimento agressivo, acabam de vender 33% da empresa Cor Brasil – Beleza Natural a um fundo de capital de risco – o GP Investments, pela bagatela de R$ 70 milhões.

Mas, há outras formas de se diferenciar e ter sucesso neste mercado. Um dos problemas das clientes é o tempo gasto entre fazer cabelos, manicure e pedicure. Um instituto que solucionou isto é a Estação BellezaPura, que também partiu para franquear sua solução inovadora: todos os serviços são realizados ao mesmo tempo. O negócio se calca em profissionais capacitados e especializados formados por outro grande player do setor que é o Instituto Embelleze (que tem mais de 300 unidades, graças a sistema de franquia).

Como você pode ver, qualquer que seja o tamanho de sua ambição, há ainda mercado e espaço para se diferenciar. Para isto, há que ter muito conhecimento, profissionalização e boa dose de inovação.

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