Índia aumenta compras de petróleo da Rússia em seis vezes

A Índia aumentou em seis vezes suas importações de petróleo da Rússia desde o início da guerra, disse a ministra das Finanças do país, Nirmala Sitharaman. Agora, o petróleo russo é responsável por 12% das compras do combustível pelo país.

“Nós rapidamente aumentamos as importações de petróleo russo de 2% para 12%”, disse a ministra das Finanças durante evento em Nova Déli nesta quinta-feira, referindo-se à participação do petróleo da Rússia no total de compras do terceiro maior comprador mundial do petróleo do mundo.

A Índia importa 85% do petróleo que consome. O país surgiu como um dos maiores compradores de petróleo da Rússia desde o início das sanções ocidentais contra a invasão da Ucrânia. Nova Déli vem aproveitando os preços mais baixos praticados por Moscou após perder alguns de seus principais parceiros comerciais.

“As sanções existem, mas cada país está encontrando suas próprias maneiras de lidar com isso e obter suprimentos de energia da Rússia”, disse Sitharaman, em meio a pressões crescentes sobre a Índia para adotar as sanções impostas pelos Estados Unidos e União Europeia para limitar os ganhos russos com a venda do petróleo.

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/09/08/india-aumenta-compras-de-petroleo-da-russia-em-seis-vezes.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação