China quer ampliar o grupo dos Brics

A China, que tem a presidência rotativa do Brics neste ano, quer expandir esse grupo de grandes economias emergentes, o que ocorreria em meio à reviravolta na geopolítica global provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

Em discurso para os chanceleres do Brics, que inclui também o Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, o presidente chinês, Xi Jinping, disse nessa quinta-feira (19) que, “diante dos vários riscos e desafios da época, é mais do que nunca importante para os mercados emergentes e países em desenvolvimento fortalecer a solidariedade e a cooperação”.

Segundo a agência “Xinhua”, Xi conclamou os cinco países do Brics a se engajar no diálogo e no intercâmbio com mais mercados emergentes e países em desenvolvimento “para aumentar a compreensão mútua e a confiança, estreitar os laços de cooperação e aprofundar a convergência de interesses, de modo a tornar a cooperação maior e o poder do progresso mais forte.

Wang Yi, ministro chinês das Relações Exteriores, traduziu a mensagem: “A China propõe iniciar o processo de expansão dos Brics, explorar os critérios e procedimentos para a expansão e gradualmente formar um consenso”, disse ele, segundo a agência “Reuters”

Brasil, Rússia, Índia e China são os fundadores do bloco, que a África do Sul passou a integrar mais tarde. Há anos existe um debate sobre ampliação do grupo, com países como a Argentina aparentemente com interesse de serem aceitos.

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics, sediado em Xangai, já começou sua ampliação, com quatro novos sócios: UruguaiEmirados Árabes UnidosBangladesh Egito. A expectativa é de novos sócios a cada ano. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/05/19/china-conclama-paises-do-brics-a-ampliar-bloco-de-economias-emergentes.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação