China vê alta de 9,5% nas exportações

Agosto foi o terceiro mês seguido de alta anual nas exportações da China, elevando as esperanças de uma retomada mais ampla do comércio global após o colapso provocado pela pandemia de covid-19 

As exportações chinesas ganharam força em agosto, refletindo o aumento na demanda por seus produtos com o fim gradual dos regimes de confinamento impostos para conter a propagação do coronavírus ao redor do mundo. 

As vendas externas de bens chineses aumentaram 9,5% em agosto na comparação anual, superando a alta de 7,2% em julho, informou ontem a Administração Geral Alfandegária da China. Agosto foi o terceiro mês consecutivo de alta anual nas exportações da China, elevando as esperanças de uma retomada mais ampla do comércio global após o colapso provocado pela pandemia de covid-19. 

Porém, um elemento chave nessa recuperação foram as vendas chinesas de suprimentos médicos relacionados ao coronavírus, como máscaras faciais, que devem cair nos próximos meses, à medida que outros países retomam a produção. As vendas de bens eletrônicos também cresceram, refletindo a demanda de partes do mundo desenvolvido com o aumento do trabalho online. Outros produtos de exportação da China tiveram um desempenho modesto. 

No lado das importações, a China aumentou as compras de commodities nos mercados globais graças ao aumento do investimento em infraestrutura e ao seu compromisso de acordo comercial para comprar mais produtos agrícolas e de energia dos EUA. 

As importações da China dos EUA aumentaram 1,8% ao ano em agosto, menos que a alta de 3,6% em julho. Por outro lado, as exportações chinesas para os EUA cresceram 20% em agosto, ante 12,6% em julho. Isso se deve em parte à queda repentina nas exportações no ano anterior, como resultado da intensificação da guerra comercial EUA-China. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2020/09/08/china-ve-alta-de-95-nas-exportacoes.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação