EUA apertam Huawei e tensão com China aumenta

O governo Trump intensificou nesta sexta-feira a pressão sobre a Huawei, apertando os controles de exportação sobre o grupo chinês de telecomunicações e seus fornecedores, aumentando as tensões com Pequim exacerbadas na epidemia do coronavírus. 

O Departamento do Comércio dos EUA acusou a Huawei de continuar usando tecnologia americana em seus projetos de semicondutores, apesar de ela estar sujeita a controles de exportação desde maio de 2019. 

A decisão de fechar as lacunas nesses controles acontece no fim de uma semana em que o governo Trump impediu um fundo de pensão governamental de investir em ações chinesas e o presidente Donald Trump sugeriu que os EUA poderão “cortar totalmente as relações” com a China. 

Autoridades americanas vêm afirmando de forma consistente que os produtos da Huawei poderiam ser usados por Pequim com finalidades de espionagem. “Precisamos rever nossas regras exploradas pela Huawei e a HiSilicon [uma subsidiária] e evitar que tecnologias americanas possibilitem atividades malignas contrárias à segurança nacional dos EUA e seus interesses de política externa”, disse 

O Departamento do Comércio disse que as empresas estão “delegando sua produção para fundições internacionais usando equipamentos americanos”, ameaçando a segurança nacional americana e os objetivos de política externa. “Isso não é maneira de um cidadão corporativo globalizado responsável se comportar”, disse Ross. 

Uma análise feita em março pelo “Financial Times” do smartphone P40, o modelo mais novo da Huawei, constatou que os módulos frontais de alta frequência dos dispositivos foram fabricados pela Qualcomm, Skyworks e Qorvo, três fabricantes de chips dos EUA. Os módulos frontais de alta frequência são peças críticas do telefone, ligadas à antena e necessárias para a realização de chamadas e conexão à internet. 

Há vários meses autoridades do governo americano se mostram preocupadas com a possibilidade de fabricantes de chips dos EUA estarem vendendo seus projetos para eles serem montados fora do país, antes de os produtos serem vendidos para a Huawei. 

A nova regra impede qualquer empresa de vender para a Huawei sem uma licença, se o produto que estiver sendo vendido for projetado ou feito com o uso de tecnologias ou hardwares americanos. 

Uma autoridade de alto escalão do Departamento do Comércio disse: “A Huawei vem conseguindo contornar a listagem ao encontrar principalmente tecnologias estrangeiras de fabricação de chips, mas continuando a usar tecnologias de origem americana”. 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/05/15/eua-apertam-huawei-e-tensao-com-china-aumenta.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação