Reddit? Não conhece? Obama foi lá defender internet livre.

Qual seria a “cara” da internet se ela tivesse uma espécie de homepage única? A resposta começa com uma dúvida: essa homepage seria toda organizada ou teria formato todo bagunçado com debates, notícias, fóruns de todo tipo e até abstrações? Não há certeza para essa dúvida, mas há uma dica: no Reddit, a “cara” da internet ficou com a segunda versão.
Reddit é a “pretensão” de dois jovens de 22 anos, Alexis Ohanian e Steve Huffaman, de criar em 2005 o que eles definiram como a “página inicial da internet”. Na verdade é um site, com formato desordenado, que funciona como um agregador de links. Os usuários publicam o que querem, sobre os assuntos mais diversos. Os links são submetidos à votação, favorável ou negativa, o que permite medir a “temperatura” da internet naquele momento. E, claro, quanto mais popular o link for, mais no alto da página ele fica.
A melhor prova da importância do Reddit foi a inesperada presença no site, na última semana de agosto, do presidente Barack Obama. Como mostrou matéria do Estadão (na edição de 24 de setembro, pg L 1) o presidente participou de um AMA, algo como Ask me Anything (sigla para pergunte-me qualquer coisa, em inglês) enfrentando os usuários do site por 45 minutos. Política e economia apareceram nas perguntas para Obama, mas coisas simples, como o jogador de basquete de sua preferência, ou a cerveja dele, também surgiram. Mas, o que dominou o debate com o presidente foi mesmo liberdade na internet. A preocupação dos Redditor (os usuários do Reddit) eram as propostas do Congresso de leis antipirataria, a Stop Online Piracy Act (o Sopa) e o Protect IP Act (Pipa) que permitiriam remover, sem ordem judicial, conteúdo online. Foi o Reddit quem liderou o blackout junto com o Wikipedia, que atraiu os gigantes Google,Facebook e Mozilla levando o Congresso a engavetar as propostas.
Obama foi muito claro nas respostas sobre liberdade na rede: “Vamos lutar muito para nos certificar de que a internet permaneça um fórum aberto a todos: daqueles que expressam uma ideia aos que querem começar um negócio”. Ohanian agradeceu a vinda do presidente no Reddit mas foi também claro: “Agora vamos cobrá-lo para que fique firme nisso”.
Em agosto, o site atingiu 3,4 bilhões de pageviews e mais de 42 milhões de visitantes únicos. Como não para de crescer, o Reddit já é peso pesado na internet. Por enquanto, ainda é um ambiente masculino, já que 73% dos usuários do site são homens, segundo o Google AD Planner, e 82% deles estão no EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália.
Os tópicos bizarros são muito aceitos e lidos. Um pesquisador especialista em rede social da Universidade Harvard, David Weinberger, foi objetivo: “a divisão entre uma coisa boba e uma séria não é tão real como nós imaginávamos”. E concluiu: “o que mais gosto no Reddit é o modo como um tópico sério se desvia aos poucos para algo engraçado”. Com 3,4 bilhões de pageviews como dizer que ele está errado?

Comentários estão desabilitados para essa publicação