Empregabilidade e estágio supervisionado em Administração

Comentários desativados

Luís Antonio Volpato e Edmir Kuazaqui

Considerando que um dos maiores desafios do ensino superior é a aplicação da teoria na prática, para os jovens universitários, sem os conhecimentos necessários, atitudes e maturidade para assumir as atividades e responsabilidades profissionais, as Instituições de Ensino Superior (IES) procuram oferecer conteúdo necessários para a formação acadêmica e preparar o estudante para o mercado de trabalho. Somente conteúdos não são necessários para que o estudante ingresse com sucesso no mercado corporativo, pois este possui características e necessidades por vezes diferentes e próprias daquelas oferecidas apenas por conteúdos programáticos. Neste sentido o curso de graduação em Administração da ESPM-SP, oferece uma forma de alavancar o processo de integração academia-empresa por meio do estágio supervisionado.
O estágio supervisionado é uma atividade de complementação acadêmica estabelecida pela Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008. Desenvolve-se de forma individual, havendo concomitância entre aula e atividade profissional. De caráter obrigatório, muitas IES oferecem as atividades de forma burocrática e sem o aprofundamento necessário para que o estudante perceba a conexão entre teoria e a vivência prática.
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) entende que a atividade é uma excelente oportunidade, pois possibilita a inclusão e principalmente o desenvolvimento de capacidades, atitudes e conhecimentos nos estudantes, no sentido de formação diferenciada que possibilite um posicionamento de qualidade do corpo discente da IES frente ao mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Fazer a diferença! O mundo passa por ciclos econômicos, por vezes turbulentos e que refletem no ambiente econômico, resultados de empresas e gerando impactos sociais. A identificação, desenvolvimento e principalmente transformação de indivíduos que contribuam significativamente para a identificação de problemas e principalmente soluções é um processo complexo e bastante dinâmico, que parte dos objetivos e metas institucionais do ensino superior, de seus gestores e que traduzem em incorporação de competências humanas e profissionais por parte de seus egressos.
Desta forma o Curso de Administração da ESPM-SP, através da área de Estágio Supervisionado, promove a convergência de conhecimentos e práticas auferidas, no sentido de canalizar forças para que o estudante possa se estabelecer com sucesso no mercado de trabalho. Cada disciplina com seus objetivos de agregação de conhecimentos, mas existe a necessidade de elementos que possam fazer com que os conteúdos sejam contextualizados com outras disciplinas e com a realidade econômica e social.
Este processo incorpora, além dos modelos formais padronizados pela ABNT e pela academia, um completo trabalho de campo, cujas práticas são exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida; tal prática é devidamente testada por meio de uma consultoria que o estudante realiza preferencialmente em sua área de atuação, no sentido de identificar, mensurar e analisar um problema na empresa ou em sua área de atuação e assim propor uma solução factível que possa ser incorporada na prática cotidiana da empresa que concede o estágio profissional. Com a orientação de um professor qualificado, com o pleno atendimento do processo ensino-pesquisa-aprendizagem e propiciar o aprender a aprender por parte dos estudantes. A tangibilização do processo realiza-se com a elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado, devidamente construído pelo estudante e avaliado pelo professor orientador, que poderá ser utilizado como elemento catalizador e diferenciador no momento da efetivação do estudante por parte da empresa.
O ensino superior contribui significativamente para a construção de saberes do indivíduo, bem como, na sua inserção no mercado de trabalho. Especificamente, tratando do Programa de Estágio Supervisionado, este deve ter um conteúdo e filosofia que visem não só atender uma exigência legal, mas também contribuir para o desenvolvimento de capacidades, atitudes, competências e conhecimentos específicos de seus estudantes para aumentar sua empregabilidade e visibilidade no mercado de trabalho. O referido programa deve estimular o estudante à pesquisa contínua e desafiá-lo a procurar novas propostas empresariais e sociais, de forma criativa, empreendedora, inovadora e com uma posição proativa.
A ESPM com firme compromisso de excelência e perenidade, possibilita o engajamento do estudante como elemento de mudanças e transformações econômicas e sociais.

Comments are closed.