Tesla inaugura fábrica de baterias na China em meio a guerra comercial com os EUA

Tesla, de Elon Musk, inaugurou uma enorme fábrica de baterias de US$ 200 milhões em Xangai na terça-feira, 11, perto de sua Gigafactory de fabricação de automóveis, aprofundando o investimento da empresa na China, mesmo com seu CEO atuando em um governo que está travando uma guerra comercial com Pequim.

Musk tem estado ocupado em Washington – ele está liderando o esforço do presidente Donald Trump para remodelar radicalmente o governo federal por meio de seu serviço DOGE dos EUA – e não compareceu à cerimônia na China.

Mas a nova fábrica ressalta sua posição incomum à medida que as tensões econômicas entre os Estados Unidos e a China aumentam.

“Se ele não estiver jogando bem no limite, Elon Musk não se sente confortável, então ele está em seu elemento”, disse Michael Dunne, consultor do setor automotivo da China, acrescentando que isso reflete a crença aparente de Musk de que ele inovaria mais rápido do que todos os outros, mantendo-o em boa posição na China.

“Essa é a posição de onde ele planeja navegar no que se tornará águas cada vez mais turbulentas”, disse Dunne.

Essas águas agora incluem um conflito comercial cada vez maior.

A China implementou tarifas na segunda-feira, 10, sobre as importações de carvão, gás natural liquefeito e outros produtos dos EUA em retaliação à decisão de Trump, na semana passada, de impor uma tarifa adicional de 10% sobre todos os produtos chineses.

Pequim também lançou recentemente investigações antitruste sobre o Google e a Nvidia, a gigante dos chips de inteligência artificial (IA), e colocou na lista negra a PVH, a gigante da moda dos EUA que possui marcas como Tommy Hilfiger e Calvin Klein.

E em um movimento amplamente visto como um esforço para conter o domínio da China no mercado global de aço, Trump assinou uma ordem executiva na segunda-feira impondo tarifas de 25% sobre todo o aço e alumínio importados.

A fábrica de armazenamento de energia da Tesla, inaugurada oficialmente na terça-feira, está preparada para produzir 10 mil baterias, que a Tesla chama de Megapacks, anualmente, e foi construída em apenas sete meses. Foi necessário um mês de negociação com o governo de Lingang, uma zona de produção em Xangai, de acordo com um comunicado à imprensa de Lingang.

“Testemunhamos a incrível velocidade de Xangai e da Tesla mais uma vez. Estou entusiasmado com o fato de essa fábrica dar início a um ano empolgante para a Tesla”, disse Michael Snyder, vice-presidente da montadora, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.

A Tesla não respondeu aos pedidos de comentários

https://www.estadao.com.br/link/empresas/tesla-inaugura-fabrica-de-baterias-na-china-em-meio-a-guerra-comercial-com-os-eua

Comentários estão desabilitados para essa publicação