OpenAI dobra receita de assinaturas após lançar ChatGPT-4o

O aplicativo do ChatGPT para celulares viu a receita líquida média diária quase dobrar do dia para a noite, após o lançamento do GPT-4o, em 13 de maio, de acordo com a plataforma de relatórios Appfigures, que monitora o engajamento de aplicativos nas lojas digitais.

A consultoria afirma que a cifra saiu de US$ 491 mil para cerca de US$ 900 mil no dia seguinte ao evento da OpenAI, quando a companhia revelou uma nova inteligência artificial capaz de receber comandos em texto, áudio, imagem e vídeo e gerar respostas em tempo real nesses formatos.

Com isso, o aplicativo da OpenAIatingiu seu maior faturamento, baseado na assinatura do plano ChatGPT Plus, de US$ 19,99 por mês (aproximadamente R$ 95,99 no Brasil). Antes disso, a maior alta do aplicativo havia sido em 30 de abril, com US$ 622 mil entrando no caixa da empresa americana em um único dia.

Entre os dias 13 e 17 de maio, a OpenAI faturou US$ 4,2 milhões em receita líquida com o app do ChatGPT, o que representa o maior aumento de ganhos da startup com o aplicativo desde seu lançamento.

A busca pela versão para celulares da inteligência artificial cresceu após a apresentação do GPT-4o pela companhia, que mostrou as novas capacidades de sua tecnologia na versão móvel. Capaz de compreender texto, vídeo e áudio nativamente, o GPT-4o pode manter conversas de forma natural, com menor atrasos de resposta e expressar emoções por meio de voz sintética.

A aparente “humanidade” da IA gerou comparações com o filme Ela, ficção-científica dirigida pelo cineasta Spike Jonze que conta a história de um homem solitário que se apaixona por uma inteligência artificial (IA).

Embora a nova tecnologia tenha sido disponibilizada gratuitamente nos navegadores, a versão para celulares, que aproxima o ChatGPT de um assistente digital e dá acesso a todos os recursos mostrados na apresentação do dia 13, só pode ser acessada por meio da assinatura mensal. Foi essa decisão estratégica que impulsionou o número de assinantes do aplicativo durante a última semana.

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