O principal evento do ano do Google, o Google I/O, aconteceu nesta terça-feira, 20, na Califórnia. Durante a apresentação, a empresa mostrou seus maiores lançamentos de 2025. A aposta em inteligência artificial (IA) foi grande, com lançamentos de ferramentas como o Imagen 4, Veo 3, Flow e Lyria 2, que envolvem a geração de imagens, vídeos e até música dentro do Gemini.
No evento, o Google lançou uma nova versão de seu gerador de imagem, que agora se chama Imagen 4. Segundo a empresa, agora a plataforma de IA é capaz de criar imagens mais ricas em detalhes e mais eficientes na escrita e criatividade. Uma grande questão dos geradores de imagem por IA são os erros gramaticais que, muitas vezes, fornecem resultados desanimadores aos usuários. No entanto, a empresa disse que a nova ferramenta é até dez vezes mais veloz que o modelo anterior.
Para a geração de vídeos, a gigante apresentou o Veo 3. A novidade possui um entendimento maior de questões de física, fornecendo resultados mais realistas e fiéis aos comandos dos usuários. A IA também é capaz de produzir imagens com falas e sons de fundo, tudo isso em diferentes línguas, criando imagens como se fossem cenas de filme. O usuário também pode solicitar que determinado objeto seja retirado ou adicionado da cena, bem como mudar o direcionamento da câmera do vídeo.
Além disso, o Google também anunciou uma nova plataforma de geração de imagens e vídeos, o Flow. A diferença é que o usuário poderá criar imagens e, a partir delas, desenvolver histórias. A criação também poderá ser feita por prompts, parecido com o que a OpenAI apresentou com a Sora.
O Flow é uma espécie de estúdio que une o Imagen 4 e o Veo 3, possibilitando a criação de animações, imagens e vídeos realistas, mas a partir das solicitações do usuário. É possível editar detalhes do posicionamento da câmera e perspectiva direto da nova plataforma, além de pedir que a IA edite imagens que já foram geradas. Até o momento, a ferramenta só está disponível para usuários dos EUA assinantes do Google AI Pro ou do novo Google AI Ultra.
Para além de gerações de imagens, o Google também apresentou novidades para a geração de música com IA. O Lyria 2 é uma plataforma voltada para produtores, criadores e músicos que promote auxiliar os profissionais durante o processo criativo musical.
De acordo com a empresa, a IA é capaz de criar uma melodia para a letra da música apresentada e auxiliar com dicas de composições durante a produção, por exemplo.
Ainda nesse contexto, a empresa disse que o SynthID, seu detector de IA em produções artísticas, agora está mais aprimorado e conta com parcerias com empresa como a Nvidia e GetReal. A ferramenta é capaz de detectar marcas d’água de IA e qual parte do produto foi feita pela tecnologia.
