O Google divulgou um relatório nesta quarta, 12, sobre o impacto econômico do Android no Brasil — o sistema operacional para dispositivos móveis da empresa é utilizado por 85% dos aparelhos do País.
Segundo a companhia, o Android contribuiu com R$ 56,2 bilhões do PIB brasileiro em 2024. O documento destaca também que 354 mil postos de trabalho foram direta e indiretamente criados e mantidos no País por conta do sistema— o número representa uma alta de 7% em comparação com 2023.
O estudo de impacto econômico de gigantes da tecnologia não é algo novo, mas ganhou importância nos últimos meses após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) passar a questionar a centralização do mercado de aplicativos nas lojas digitais tanto de Google (Play Store) quanto da Apple (App Store). Em setembro, a marca do iPhone apresentou o seu relatório de impacto econômico para o País.
No começo do mês, o Google entrou em acordo com a Epic, do jogo Fortnite, em um processo de monopólio, que deve trazer mudanças importantes para celulares Android, algo que pode se espalhar pelo mundo inteiro. Entre as alterações estão oferta de novas lojas além da Play Store e preços mais baixos para aplicativos. Ao Estadão, a companhia afirmou que não há nada no horizonte sobre o assunto em relação ao mercado brasileiro.
