KIEV – A Ucrânia trabalha para retomar as trocas de prisioneiros com a Rússia, o que poderia trazer de volta 1,2 mil prisioneiros ucranianos, afirmou o presidente Volodmir Zelenski neste domingo, 16, um dia após o chefe de segurança nacional do país anunciar progressos nas negociações.
“Estamos contando com a retomada das trocas de prisioneiros de guerra”, escreveu Zelenski no X. “Muitas reuniões, negociações e ligações estão ocorrendo atualmente para garantir isso.”
O secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, disse neste sábado, 15, que fez consultas mediadas pela Turquia e pelos Emirados Árabes Unidos sobre a retomada das trocas.
Ele disse que as partes concordaram em ativar os acordos de troca de prisioneiros negociados em Istambul para libertar 1,2 mil ucranianos. Moscou não comentou a afirmação.
Os acordos de Istambul referem-se aos protocolos de troca de prisioneiros estabelecidos com a mediação turca em 2022, que estabelecem regras para trocas grandes e coordenadas. Desde então, a Rússia e a Ucrânia trocaram milhares de prisioneiros, embora as trocas tenham sido esporádicas.
Umerov disse que consultas técnicas serão realizadas em breve para finalizar os detalhes processuais e organizacionais. Ele disse ter a esperança de que os ucranianos que retornarem possam “celebrar o Ano Novo e o Natal em casa — à mesa da família e ao lado de seus parentes”.
Ataques aéreos russos causam apagões
A infraestrutura energética ucraniana foi danificada por ataques com drones russos durante a madrugada deste domingo, 16, na região de Odessa, informou o Serviço de Emergência do Estado do país. Uma usina de energia solar estava entre os locais danificados.
A Ucrânia está tentando se defender de ataques aéreos russos, que causaram apagões em todo o país às vésperas do inverno.
Os ataques combinados com mísseis e drones à rede elétrica coincidiram com os esforços da Ucrânia para conter um avanço russo no campo de batalha para capturar o reduto oriental de Pokrovsk.
A Rússia disparou um total de 176 drones e um míssil durante a noite, informou a Força Aérea da Ucrânia no domingo. As forças ucranianas abateram ou neutralizaram 139 drones.
O Ministério da Defesa da Rússia informou no domingo que abateu 57 drones ucranianos durante a noite./AP
