Rússia manterá limites de armas nucleares do Novo START enquanto EUA fizerem o mesmo

O governo da Rússia respeitará os limites do último pacto nuclear com os Estados Unidos, o “Novo START”, que expirou na semana passada, desde que Washington faça o mesmo, afirmou o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta quarta-feira, 11.

O tratado expirou em 5 de fevereiro, deixando sem restrições os dois maiores arsenais atômicos do mundo pela primeira vez em mais de meio século e alimentando temores de uma corrida armamentista nuclear sem limites.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou em 2025 que estava disposto a manter os limites do tratado por mais um ano se Washington fizesse o mesmo, mas o presidente dos EUA, Donald Trump, argumentou que quer que a China faça parte de um novo pacto — algo que Pequim rejeitou.

Em discurso na Câmara dos Deputados na quarta-feira, Lavrov disse que, embora os EUA não tenham respondido à oferta de Putin, a Rússia respeitará os limites do Novo START enquanto perceber que os EUA também os respeitam.

“A moratória declarada pelo presidente permanecerá enquanto os EUA não excederem esses limites”, disse Lavrov aos legisladores. “Agiremos de forma responsável e equilibrada com base na análise das políticas militares dos EUA.”

Ele acrescentou que “temos motivos para acreditar que os Estados Unidos não têm pressa em abandonar esses limites e que eles serão respeitados no futuro próximo”.

“Vamos acompanhar de perto como as coisas estão realmente se desenrolando”, disse Lavrov. “Se a intenção de nossos colegas americanos de manter algum tipo de cooperação sobre isso for confirmada, trabalharemos ativamente em um novo acordo e consideraremos as questões que permaneceram fora dos acordos de estabilidade estratégica”.

https://www.estadao.com.br/internacional/russia-diz-mantera-limites-armas-nucleares-novo-start-enquanto-eua-fizerem-mesmo-npr

Deixe um comentário