Durante evento realizado na ESPM-SP, no Dia Internacional da Mulher, foi apresentada a pesquisa realizada pelo MPCC-ESPM (Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor), com apoio da InSearch, que constatou haver diferença de preço nos produtos direcionados ao gênero feminino.
As mulheres pagam, em média, 12,3% mais caro por produtos idênticos ao direcionados ao público masculino, “apenas por serem “rosa”, como afirmou o professor Fábio Mariano Borges responsável pela pesquisa Taxa Rosa e a Construção do Gênero Feminino no Consumo. O objetivo deste estudo é identificar se, de fato, a mulher paga mais caro que o homem, pelo mesmo produto, quando ele é voltado ao público feminino.
A pesquisa parte da pergunta: Existe diferença de preço entre os produtos para as mulheres e para os homens? E, os resultados são surpreendentes, pois a pesquisa de levantamento de preços (pricing) comprovou que sim, as mulheres pagam mais caro. Ao analisar a diferença por categoria, chegou-se a seguinte média de preços:
- Vestuário adulto: 17% mais caro, que a mesma versão masculina;
- Vestuário bebê/infantil: 23% mais caro na versão feminina;
- Produtos de higiene: 4% mais caro;
- Corte de cabelo: 27% mais caro;
- Brinquedos: 26% mais caro.
Mas as diferenças podem ser muito maiores quando são observados produtos específicos. Um tênis branco de couro, cano alto custa 24% mais caro no modelo feminino, em valor pesquisado entre outubro de 2016 e janeiro de 2017.
Uma calça jeans, modelo básico, da mesma marca apresentou preço 23% maior na peça feminina. Quando levantados os preços de produtos da categoria de saúde e beleza, um kit de lâmina de barbear, por exemplo, possui um valor 100% maior na versão da cor rosa. O shampoo anticaspa, da mesma marca, na versão masculina apresentou um preço 9,8% menor na embalagem azul.
Nas roupas de bebê, um macacão para menina custa 5% mais caro, mesmo tendo a mesma quantidade de detalhes e acabamentos do modelo masculino. A barraca para meninas sai 30% mais cara e, um prato térmico para bebê, apenas por ser rosa, 7,7% mais caro.
Além da verificação dos preços, a pesquisa também realizou uma série de perguntas para um grupo de 480 mulheres, entre 20 e 55 anos, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador, das classes A, B e C, com o objetivo de compreender como a mulher percebe seu comportamento de consumo.
Dentre as respondentes, 96% concordam que as mulheres consumem mais produtos do que os homens; 87% acreditam que ter filho do gênero feminino custa mais caro do que ter filhos do gênero masculino.
Outros dados da pesquisa mostram que 93% afirmam que é raro uma mulher ir ao shopping e não comprar nenhum produto (na classe C houve menor concordância); 91% afirmam que as mulheres não resistem a uma boa vitrine sem comprar alguma coisa; 75% das respondentes concordam que toda mulher é consumista (maioria da classe A e minoria da classe C); 83% responderam que as mulheres consomem mais que os homens; 87% acreditam que as mulheres sabem comprar melhor que os homens (minoria da classe C); 58% concordam que homens são melhores para comprar artigos de tecnologia (maioria classe A e minoria classe C); 91% pedem a ajuda de um homem quando vão comprar um produto de alto valor, como um imóvel; 72% concordam que homens entendem mais de carro, por isso é sempre consultá-los na hora da compra; ao mesmo tempo, 97% concorda que nunca teve apoio de um homem para comprar um anticoncepcional e 74% acredita que o consumo do anticoncepcional é uma responsabilidade da mulher.
Por fim, 92% concordam que mulheres administram melhor o dinheiro que os homens. Todas as questões foram respondidas antes das mulheres conhecerem os resultados dos levantamentos de preço realizado para comprar os valores cobrados para os produtos “rosa”.