O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou neste domingo, 16, que o país não está mais enriquecendo urânio em nenhum local do seu território.
Trata-se da resposta mais direta até agora do governo iraniano em relação ao seu programa nuclear, após Israel e os Estados Unidos bombardearem supostos locais de enriquecimento de urânio em junho.
“Não há enriquecimento nuclear não declarado no Irã. Todas as nossas instalações estão sob as salvaguardas e monitoramento da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)“, disse Araghchi.
“Não há enriquecimento agora porque nossas instalações foram atacadas”, acrescentou.
Questionado sobre o que seria necessário para o Irã continuar as negociações com os EUA e outros países, Araghchi disse que a mensagem do Irã sobre seu programa nuclear permanece “clara”.
“O direito do Irã ao enriquecimento, para uso pacífico da tecnologia nuclear, incluindo o enriquecimento, é inegável”, continuou o ministro das Relações Exteriores.
“Temos esse direito e continuamos a exercê-lo e esperamos que a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, reconheça nossos direitos e entenda que este é um direito inalienável do Irã.”/AP
