EUA anunciam cessar-fogo entre Israel e Hamas e libertação de reféns em Gaza

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 8, um acordo de cessar-fogo entre o governo de Israel e o grupo terrorista Hamas no dia seguinte ao aniversário de dois anos da guerra na Faixa de Gaza. O acordo foi confirmado por israelenses, palestinos e os negociadores do Catar e do Egito que participam das conversas no balneário egípcio de Sharm El-Sheik.

Segundo Trump, o acordo, que representa a primeira fase de seu plano de paz, prevê também a libertação dos cerca de 20 reféns ainda vivos em poder do Hamas em troca de prisioneiros palestinos, além da retirada parcial do Exército israelense do território. Com o pacto, a entrada de ajuda humanitária em Gaza também deve aumentar sensivelmente.

O cessar-fogo deve ser assinado na quinta-feira, 9, no Egito. Os reféns devem começar a ser libertados no fim de semana.

“Tenho muito orgulho em anunciar que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do nosso Plano de Paz. Isso significa que TODOS os reféns serão libertados em breve e Israel retirará suas tropas para uma linha acordada, como os primeiros passos em direção a uma paz forte, duradoura e eterna”, disse Trump na publicação no Truth Social.

Ele acrescentou: “Todas as partes serão tratadas com justiça! Este é um GRANDE Dia para o Mundo Árabe e Muçulmano, Israel, todas as nações vizinhas e os Estados Unidos da América, e agradecemos aos mediadores do Catar, Egito e Turquia, que trabalharam conosco para tornar este Evento Histórico e Sem Precedentes possível”.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al-Ansari, disse que o acordo faz parte da primeira fase do plano de paz de Trump para o Oriente Médio.

“O cessar-fogo em Gaza levará ao fim da guerra, à libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos e à entrada de ajuda”, disse.

Segundo ele, os detalhes dessa primeira fase do acordo serão divulgados posteriormente.

https://www.estadao.com.br/internacional/israel-e-hamas-fecham-acordo-para-cessar-fogo-e-libertacao-de-refens-em-gaza-npr

Comentários estão desabilitados para essa publicação