O presidente Donald Trump afirmou que já decidiu quem indicará para presidir o Fed (Federal Reserve), depois de deixar claro que espera que seu indicado promova cortes nas taxas de juros.
“Eu sei quem vou escolher, sim”, disse Trump a repórteres no Air Force One, a caminho de volta a Washington, sem revelar o nome. “Vamos anunciar isso.”
Trump critica frequentemente o atual presidente do Fed, Jerome Powell, por não reduzir os juros com rapidez, e já sinalizou que quer alguém que busque cortes de forma mais agressiva. Pessoas a par das discussões disseram à Bloomberg News na semana passada que o diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett —principal assessor econômico de Trump— é visto como o favorito para substituir Powell.
Hassett, entrevistado no programa “Face the Nation”, da CBS, mais cedo neste domingo, evitou dizer se se considera o principal candidato a substituir Powell e classificou a reportagem como um “rumor”. Ainda assim, citou a reação positiva dos mercados à percepção de que Trump está perto de anunciar sua escolha —um contraponto sutil às preocupações de que investidores o vejam como excessivamente alinhado ao presidente.
“Tivemos um ótimo leilão do Tesouro, as taxas de juros caíram, e acho que o povo americano pode esperar que o presidente Trump escolha alguém que ajude a baratear financiamentos de carros e facilitar o acesso a hipotecas com juros mais baixos”, disse Hassett à CBS. “Foi isso que vimos na reação do mercado ao rumor sobre mim.”
Trump confia em Hassett e o vê alinhado ao desejo de pressionar por cortes mais agressivos nas taxas de juros no banco central, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. Hassett já disse que aceitaria o cargo se fosse convidado, embora analistas alertem que ele poderia enfrentar dificuldades para unificar o comitê de política monetária e seria mais vulnerável à pressão de Trump. Sua ênfase na reação do mercado foi uma resposta implícita a essas preocupações.
Embora Trump seja conhecido por mudanças de última hora, a possibilidade de Hassett ser indicado levou momentaneamente o rendimento dos Títulos de dez anos a cair abaixo de 4%.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, que supervisiona o processo de seleção, disse na semana passada que Trump pode anunciar o nome antes do feriado de Natal.
Além de Hassett, outros nomes cotados são os diretores do Fed Christopher Waller e Michelle Bowman, o ex-diretor do Fed Kevin Warsh e e o chefe de investimentos da BlackRock, Rick Rieder. Trump também costuma dizer que gostaria de ter Bessent como presidente do Fed, algo que o próprio secretário do Tesouro rejeita repetidamente.
Quem quer que Trump escolha precisará ser confirmado pelo Senado como presidente e provavelmente também para um mandato de 14 anos como diretor do Fed, a partir de fevereiro, caso o indicado venha de fora do banco central. O mandato de Powell como presidente termina em maio.
