EUA usam dinheiro russo bloqueado pra “reconstruir” a Ucrânia

O procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, anunciou que autorizou o uso de dinheiro russo apreendido para ajudar a Ucrânia, segundo a imprensa americana. A declaração foi feita durante uma reunião entre Garland e o procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, em Washington, quase um ano após o início da invasão russa da ex-república soviética.

“Hoje (anuncio que autorizei a primeira transferência de ativos russos confiscados para uso na Ucrânia”, disse Garland, segundo a CNN.

O dinheiro vem de ativos apreendidos do oligarca russo Konstantin Malofeyev, indiciado em abril por não cumprir sanções, acrescentou.

Kostin comemorou a medida, que, segundo ele, permitirá que US$ 5,4 milhões (por volta de R$ 27,7 milhões) dos bens confiscados sejam utilizados para “reconstruir a Ucrânia”.

O milionário russo Malofeyev é considerado um dos principais financiadores dos separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.

Os Estados Unidos anunciaram diferentes pacotes de sanções a cidadãos e organizações russas desde que Moscou lançou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

As sanções do Departamento do Tesouro geralmente buscam congelar ativos sob a jurisdição dos EUA e proíbem qualquer pessoa ou entidade de seu país de negociar com os sancionados. | AFP

https://www.estadao.com.br/internacional/eua-autorizam-uso-de-dinheiro-russo-bloqueado-para-reconstruir-a-ucrania/

Comentários estão desabilitados para essa publicação