Pagamento móvel também é negócio da Amazon

Não pense mais só em venda de livros. A Amazon pretende concorrer diretamente com sistemas de pagamento móveis, com a introdução do Amazon Local Register, um aplicativo móvel e dispositivo processador de cartão de crédito para ajudar donos de pequenas empresas a aceitarem pagamentos por meio de smartphones e tablets.

A tecnologia da Amazon inclui uma leitora de cartão que se conecta a um smartphone, Kindle ou tablet. A leitora processa pagamentos por cartão de débito ou crédito via a rede segura da Amazon, a mesma que processa compras na Amazon.com. O serviço se propõe a servir pequenos empreendedores que só aceitam pagamentos em dinheiro ou cheque.

A medida coloca a maior varejista americana de e-commerce em competição com o Square e outros sistemas de processamento de pagamentos móveis estabelecidos como PayPal Here e GoPayment, da Intuit, como mostrou matéria da Associated Press, assinada por Mae Anderson, publicada na edição do Estadão de 14/08, pg B14.

As empresas interessadas precisam criar uma conta no site do Local Register, comprar a leitora de cartão da Amazon por US$ 10, e baixar o aplicativo gratuito disponível nas lojas da Amazon, Google e Apple.

Semelhante à estratégia da Amazon em muitos de seus negócios, a companhia pretende competir em preço na arena de pagamento móvel. Para consumidores que contratarem o serviço até 31 de outubro, a Amazon cobrará 1,75% de cada pagamento processado, ou cada passagem do cartão, uma tarifa especial que valerá até 1o. de janeiro de 2016. Para pessoas que contratarem após 31 de outubro, a Amazon adotará a taxa de serviço de 2,5% de cada pagamento processado. Os primeiros US$ 10 em tarifas de transação serão creditados ao consumidor essencialmente para pagar a leitora de cartão. Esses valores ficam abaixo das tarifas de concorrentes.

A consultoria IDC estima que os pagamentos móveis poderão alcançar dois trilhões de dólares globalmente nos próximos cinco anos. Isso inclui todas as formas de pagamento, como itens comprados online, telefone, tablet ou transferências de fundo.

Comentários estão desabilitados para essa publicação