huawei_notaalta

EUA proíbem equipamentos da Huawei em órgãos oficiais

Órgãos do governo federal dos EUA, do Pentágono a agências espacial americana (Nasa), serão proibidos de comprar equipamentos da gigante chinesa de tecnologia Huawei depois que o governo Donald Trump implementar uma medida do Congresso para reprimir empresas chinesas vistas como ameaças à segurança.
O Escritório de Administração e Orçamento (OMB, na sigla em inglês) publicou uma regra provisória nesta semana, estabelecendo medidas para garantir que as agências governamentais dos EUA não façam negócios com a Huawei e várias outras empresas chinesas. A medida inclui a ZTE, uma empresa de telecomunicações; Hikvision e Dahua, fabricantes de câmeras de vigilância; e a Hytera, que produz rádios bidirecionais.
A regra foi postada ontem no site da Administração de Serviços Gerais e entra em vigor no próximo dia 13. O governo federal tem depois mais um ano para cumprir uma outra regra, mais restritiva, que impedirá a contratação de qualquer empresa que utilize produtos ou serviços da Huawei ou de outras empresas proibidas.
“O governo tem o forte compromisso de defender nossa nação de adversários estrangeiros e implementará [a medida do] Congresso que proíbe equipamentos chineses de telecomunicações e vigilância por vídeo, incluindo o equipamento da Huawei”, disse um porta-voz do OMB.
A mudança é o mais recente exemplo da crescente preocupação em Washington sobre o potencial das empresas chinesas de tecnologia em ajudar Pequim a conduzir espionagem cibernética. Grande parte da preocupação foi dirigida à Huawei devido ao seu papel na construção de redes 5G em todo o mundo.
Washington também vem pedindo aos aliados e a outros países que excluam a Huawei de suas redes 5G por causa de preocupações de que a empresa não possa recusar pedidos de Pequim para facilitar a espionagem.

https://www.valor.com.br/internacional/6382491/eua-proibem-equipamentos-da-huawei-em-orgaos-oficiais#

Deixe um comentário